* Redação FMZ/ Site do projeto
Depois da orquestra filarmônica e do Circulação Cultural, Afonso Cláudio terá mais um evento cultural. Nesta quinta (18), às 20 horas, será apresentado no Centro Cultural José Ribeiro Tristão o projeto Maria Maria, espetáculo cênico-musical que já passou por diversas cidades do Estado. O ingresso são dois quilos de alimentos não-perecíveis a serem doados para as instituições sociais do município.
O projeto Maria Maria é um espetáculo cênico-musical, realizado anualmente, no dia 8 de março em homenagem às mulheres e suas produções que promovem e divulgam a circulação da cena cultural do Espírito Santo. A programação reúne quatro linguagens da cultura: poesia, teatro, dança e música. A primeira edição foi realizada em 2006, no Teatro Carlos Gomes.
Na versão 2008, 21 artistas participantes do projeto homenageiam os 50 anos da bossa nova, apresentando releituras de clássicos do movimento musical, além dos textos, das performances de teatro e dança estarem voltadas para o contexto da mulher e da bossa nova.
Sobre o espetáculo
O elenco do Maria Maria é composto por: um poeta, uma atriz, uma bailarina, dez cantoras e cinco músicos. Anualmente, esse grupo, é definido pela diretora geral do espetáculo Simône Devens. O objetivo do projeto é divulgar os artistas e a cena cultural do Espírito Santo. Mais de 2000 pessoas já assistiram ao espetáculo e ficaram impressionados com a qualidade artística que nem sabiam que existia em nosso estado, diz a diretora geral do projeto. Em uma hora e quarenta minutos de duração aproximadamente, o Maria Maria costura quatro linguagens da cultura com muita dinâmica e interação entre as artes.
O projeto contempla nove shows nos seguintes municípios: Aracruz, Alegre, Guaçuí, Afonso Cláudio, Montanha, Rio Novo do Sul, São Mateus, Vila Velha e Vitória.