O município de Afonso Cláudio passa a ser coberto oficialmente pelo Samu 192 nesta quarta-feira (03), com a inauguração da base onde ficam a ambulância de suporte básico e os profissionais. Até um mês atrás, quando entrou em funcionamento em caráter experimental, o serviço não existia na localidade.
O repasse do serviço à comunidade afonso-claudense acontece na manhã desta quarta-feira, na praça central da cidade, durante cerimônia em que o Governo do Estado fará outras entregas ao município.
O atendimento do Samu 192 em Afonso Cláudio terá abrangência sobre os 32.551 habitantes do município e contará com quatro técnicos em enfermagem e quatro condutores trabalhando em turnos de 24 horas por dia para atender os casos de risco à vida.
Expansão do Samu 192
A implantação do Samu 192 no interior capixaba faz parte do projeto de expansão do serviço. O investimento na expansão é de R$ 1,1 milhão em recursos estaduais, beneficiando uma população aproximada de 200 mil habitantes. Todas as 13 ambulâncias novas são doações feitas pelo Ministério da Saúde (MS). Dessas, 11 são veículos de suporte básico e dois de suporte avançado.
Atualmente, o Samu 192 está presente em 15 cidades: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari, Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Piúma, Anchieta, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Itaguaçu. Assim que a expansão for concluída, 22 municípios capixabas terão pelo menos uma ambulância e a frota será ampliada de 27 para 37 veículos.
Como funciona o Samu 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como finalidade prestar socorro à população em casos de risco à vida. Esse serviço faz atendimento em qualquer lugar, funciona 24 horas por dia e conta com profissionais especializados.
O Samu 192 só deve ser acionado em situações de urgência e emergência, tais como parada cardiorrespiratória, dor bem forte no peito (enfarto), envenenamento, queimadura grave, acidente de trânsito, ferimento causado por arma, entre outros (veja abaixo quando ligar para o serviço).
Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone mesmo. É importante estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência, ajudando a ambulância a chegar mais rapidamente.
A Secretaria de Estado da Saúde pede para que a população não passe trotes. Quando alguém faz isso, a ambulância vai para o endereço do trote e quem realmente precisa de atendimento deixa de ser socorrido.
Quando acionar o Samu 192
– Parada cardiorrespiratória;
– Dor bem forte no peito (enfarto);
– Dificuldade de respirar/engasgo;
– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
– Intoxicação (envenenamento);
– Queimadura grave;
– Choque elétrico;
– Acidente de trânsito com vítima;
– Queda grave e fratura;
– Afogamento;
– Surto Psiquiátrico;
– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
– Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê;