Pela primeira vez em Afonso Cláudio, os pecuaristas da região têm a oportunidade de adquirir touros registrados e assim melhorar a genética do rebanho. Nesta sexta-feira (02) acontece a I Feira de Touros Registrados no município, que faz parte das ações do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino no Espírito Santo, o Pró-Genética. A comercialização dos animais será realizada no Parque de Exposições Dr. “João Eutrópio”, com negociações das 8 às 17 horas. Os interessados em comprar os touros, podem escolher entre as raças Gir e Guzerá, com no máximo 42 meses de idade.
O evento é promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ) e a prefeitura municipal de Afonso Cláudio. Além da feira de touros, haverá também a feira de sêmen de animais de raça para os produtores realizarem a inseminação artificial.
O Banco do Brasil, Banestes e Sicoob estarão disponibilizando planos de financiamentos para os produtores rurais com vencimentos de até dez anos. A lista para intenção de compra contém 49 pecuaristas, mas quem pretende visitar a feira pode negociar diretamente com os proprietários dos animais, originados das cidades de Uberaba (MG), Linhares, Serra e Baixo Guandu. Os animais possuem exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose.
De acordo com o extensionista do Incaper, Anderson Pagoto, esta é uma oportunidade para que os bovinicultores possam adquirir touros Puros de Origem (PO), ou seja, animais com a garantia de intervenção no melhoramento genético do rebanho no qual são inseridos, seja para leite ou corte. “Os 50 animais disponíveis para compra foram selecionados pela ABCZ. A classificação como gado PO se dá quando o animal possui pai, mãe e avós registrados e certificados, comprovando a qualidade das raças”, explica.
Os touros comercializados na feira em Afonso Cláudio contam, ainda, com Registro Genealógico Definitivo (RGD), também certificado pela ABCZ. Técnicos do Incaper e prefeitura estarão disponíveis para orientar os pecuaristas. “Esta é a primeira edição do evento no município, sendo que facilita o acesso dos produtores à utilização do alto padrão genético como forma de potencializar a qualidade de seu rebanho. Estaremos à disposição para auxiliá-los e tirar dúvidas”, acrescenta Anderson Pagoto.
Os animais podem ser adquiridos por meio de linhas de crédito junto ao Banestes, Banco do Brasil ou pelo Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil. Gerentes dos três bancos estarão presentes para orientar os produtores, com limite de crédito pré-aprovado ou financiamento para os produtores que possuam o DAP – Documento de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
No próximo dia 24, o município de Cachoeiro de Itapemirim também recebe a primeira edição da Feira de Touros Registrados – Pró-Genética. A primeira cidade do Sul do Estado a receber o Pró-Genética, foi Apiacá no dia 26 de julho deste ano. Em 2009, aconteceu a primeira Feira de Touros Registrados do Espírito Santo, no município de Ecoporanga, por ter o maior rebanho bovino do Estado.
Afonso Cláudio produz cerca de cinco milhões de litros de leite por ano e a área destinada a atividade pecuária é de 59 mil hectares. Atualmente o rebanho do município gira em torno das 30 mil cabeças de gado.
Serviço
Feira de Touros Registrados – Pró – Genética
Data: 02 de setembro
Hora: Das 8 às 17 horas
Local: Parque de Exposição Dr. “João Eutrópio”
Mais informações pelo telefone: (27) 3735-1124