Tem início nesta quarta-feira (21) e vai até o próximo domingo (25) a oitava edição da Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra), que será realizada no Rio de Janeiro. O Espírito Santo será representado na feira por nove associações de agricultores familiares, com produtos da agroindústria, e quatro associações de artesanato.
A Fenafra é uma atividade promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que visa promover e divulgar a comercialização dos produtos de agroindústrias familiares produzidos pelos agricultores familiares, pescadores artesanais, grupo de mulheres rurais, assentados da reforma agrária, extrativistas, aquicultores, quilombolas e indígenas. O tema dessa edição da Feira é “Um país rico se faz com agricultura familiar fortalecida, diversificada e organizada”.
De acordo com a coordenadora de Atividades Rurais Não-Agrícolas, Rachel Quandt Dias, a Fenafra é um excelente espaço de divulgação, promoção e comercialização dos produtos da agroindústria e do artesanato. “A Feira oferece aos agricultores e artesãos capixabas a oportunidade de conhecer e trocar experiências com os expositores dos demais estados, seja relacionadas a novas tecnologias de produção ou a formas de organização e estratégias de marketing e comercialização dos seus produtos”, afirmou Rachel.
Entre os produtos da agroindústria capixaba que serão comercializados no Rio de Janeiro estão o socol, noz macadâmia, mel, café orgânico, conservas vegetais, temperos, antepastos, doces, chips de banana e cará, frutas cristalizadas, compotas diversas, biscoitos, fubá de moinho de pedra, geléias, banana passa, bombons, beiju, tapioca, polvilho, farinha de mandioca, amendoim cristalizado, palha italiana e outros. Já o artesanato capixaba oferecerá ao público visitante uma diversidade de peças utilitárias e decorativas confeccionadas em coco, bambu, madeira, fibra de bananeira, bucha vegetal, conchas, escamas de peixes, sementes e palha de café.
Na Fenafra, participarão representantes dos municípios de Santa Maria de Jetibá, Castelo, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Itapemirim, Anchieta, Iconha, Marataízes, Rio Novo do Sul, Aracruz, Conceição da Barra e Montanha. Ao todo, serão 42 estandes coletivos para 647 empreendimentos de todos os estados.
A Coordenadora de Atividades Rurais Não-Agrícolas, Rachel Quandt Dias, destacou a importância da participação do Incaper na organização dos agricultores capixabas para essa atividade. “Integramos a Comissão Organizadora Estadual que selecionou os empreendimentos para a Feira. Mobilizamos os agricultores e artesãos capixabas e daremos apoio durante toda a realização do evento”, informou Rachel. A Comissão Organizadora Estadual é formada pelo Incaper, Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/ES) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes).