Agricultores de Domingos Martins recebem sementes de Milho ´Capixaba´

Nesta segunda-feira (12), 400 produtores rurais de Domingos Martins irão receber 2,6 toneladas de sementes do milho ´Capixaba´ – variedade mais produtiva, nutritiva e resistente a pragas e doenças -, desenvolvido pelo Incaper. A entrega será às 8h30, no Salão Paroquial da Igreja Católica da comunidade de São Miguel, em Domingos Martins.

A disponibilização das sementes é o resultado da parceria entre o Incaper e a Prefeitura de Domingos Martins, por meio do Programa de Produção e Distribuição de Sementes de Milho. O Programa prevê uma cooperação técnica entre ambas as partes, em que o Incaper disponibiliza as sementes do milho ´Capixaba´ e a Prefeitura se compromete em multiplicar as mesmas.

“O Incaper pretende atender a demanda de milho do Estado, e por isso tem firmado parcerias com as prefeituras municipais. A ideia é que cada prefeitura, em parceria com o Incaper, produza a quantidade de sementes necessária para atender os produtores do município”, afirma o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

O pesquisador e Coordenador do Programa Especial Culturas Alimentares e Agroenergia do Incaper, Márcio Adônis Miranda, explica o funcionamento da parceria. “O Incaper disponibiliza o material para a Prefeitura, que planta em um campo de produção de sementes, sendo o espaço da própria Prefeitura ou de algum produtor do município. O campo recebe a assistência técnica do Incaper e segue todas as boas práticas exigidas pelo Ministério da Agricultura. Após colhido o material, o Incaper beneficia (tira impurezas), e classifica (separa por tamanho) as sementes, que posteriormente são distribuídas aos produtores pela Prefeitura”, descreve.

Durante o evento, Márcio Adônis apresentará aos produtores o Programa de Produção e Distribuição de Sementes de Milho, com o propósito de transmitir as boas práticas de plantio e também explicar a origem das sementes.

Domingos Martins é o segundo município a beneficiar os agricultores familiares locais com as sementes. Em maio deste ano, 200 produtores Laranja da Terra receberam 1,2 toneladas do material. Os municípios de Iúna, Santa Leopoldina e Gerônimo Monteiro também aderiram ao Programa e já estão em fase de produção de sementes.

No Espírito Santo são comercializados aproximadamente um milhão de toneladas de milho, sendo 600 mil Kg transformados em grãos e milho verde e 400 mil Kg são direcionados para produção de ração e para o consumo humano.

Programa de Produção e Distribuição de Sementes de Milho

O Programa foi lançado oficialmente em outubro de 2009, e consiste em atender a demanda de solicitação de sementes dos produtores de milho do Estado. Para participar do processo de distribuição é necessário que a prefeitura de cada município assine o convênio de aquisição com o Incaper.

Após o convênio firmado, é necessário avaliar as necessidades dos agricultores do município para iniciar o procedimento de implantação do campo de produção local, que deve ter no mínimo um hectare, já que nessa área é possível colher três toneladas de sementes.

O Incaper se responsabiliza por toda parte agronômica, presta assistência técnica desde a implantação da área até a colheita e, ainda, realiza o beneficiamento das sementes. A Prefeitura deve disponibilizar os insumos básicos, mão-de-obra e o transporte para o beneficiamento das sementes até a Unidade de Beneficiamento do Incaper. Na Unidade, o processo de beneficiamento separa o milho em grãos para consumo humano e animal e em sementes para outros ciclos de produção. Com a finalização do processo, as sementes são distribuídas aos produtores.

O coordenador Márcio Adônis ainda ressaltou que com a variedade do milho ´Capixaba´ é possível realizar três ciclos de plantio com a mesma semente, o que contribui para a distribuição entre os produtores locais e para o crescimento do mercado com o grão.

As Prefeituras que tiverem interesse em firmar o Convênio com o Incaper, devem entrar em contato com o Instituto, pelo telefone: 3137-9896.

O milho Capixaba

Desenvolvido principalmente para os pequenos produtores de base familiar, o milho “Capixaba Incaper 203” é uma variedade cujas sementes podem ser utilizadas, no mínimo, em até três plantios sucessivos. As principais características encontradas nesse tipo de milho são: boa produtividade, adaptação a condições desfavoráveis, além da tolerância a pragas e doenças.

O valor nutricional encontrado nos grãos dessa variedade é bem elevado e chega a ultrapassar as quantidades encontradas em um milho comum. Ele tem 30% a mais de proteína do que o milho comum, 45% a mais de óleo, 50% a mais de fósforo, quatro vezes mais de cálcio e 35% a mais de caloria.

Esta variedade é resultado de 22 anos de pesquisas desenvolvidas por técnicos do Incaper, em parceria com a Embrapa. O trabalho começou em 1985, no qual a variedade passou por avaliações experimentais, culinárias e nutricionais.

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova