Agricultores dos municípios de Nova Venécia, Vila Pavão, Águia Branca e Pedro Canário e estudantes do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Boa Esperança (CEIER) realizarão uma excursão técnica a Venda Nova do Imigrante, nesta sexta-feira (14), para conhecer experiências de agroindústria e agroturismo desenvolvidas nesse município.
Cerca de 50 participantes permanecerão três dias na cidade, onde visitaram as principais agroindústrias locais e a feira de agricultores. Na ocasião, a economista doméstica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Rita Zanúncio, irá apresentar o histórico de desenvolvimento dessas atividades no município.
“O público da excursão técnica é formado por agricultores da região Norte que já trabalham com agroindústria e por alunos do curso Técnico em Cozinha, que querem formar uma associação em Boa Esperança”, afirmou a economista doméstica, Jozyellen Nunes da Costa. Ela disse que há potencial para trabalho com pães e biscoitos, conservas, licores e embutidos nos municípios do Norte do Estado. Em relação ao agroturismo, serão conhecidas experiências sobre como cuidar da paisagem da propriedade e atendimento ao público visitante.
A iniciativa da excursão partiu dos escritórios do Incaper de Nova Venécia e Venda Nova do Imigrante e do projeto Tecsocial. Além das economistas domésticas do Instituto, participarão as bolsistas Maria Zanúncio de Araújo, Gelma Boniares de Cristo e Perla Borges da Costa Garcia.