O secretário Municipal de Agricultura de Venda Nova, Sávio Filete, ocupou a Tribuna Livre da Câmara do dia 2 de março para fazer uma prestação de contas das atividades. Ele aproveitou para responder aos questionamentos do vereador Fernando Altoé- PSDB, que na sessão da semana anterior, dia 23 de fevereiro, falou que o Município não tem uma política agrícola.
Dentre as notícias que o secretário anunciou está o decreto do prefeito Dalton Perim- PMDB prorrogando o vale feira para os servidores municipais. A Feira Livre é um projeto da Prefeitura, via Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em que os produtores da agricultura familiar, da agroindústria rural de pequeno porte, artesanato e trabalhos manuais cadastrados vendem sua produção nas tardes de sexta-feira. O vale feira só pode ser gasto nesta feira.
Sobre a agricultura do Brasil, Filete disse que têm países que apoiam o setor com sucesso relevante. Infelizmente aqui não é assim. Falta ainda política agrícola de subsídios, preços mínimos…, disse numa referência nacional. Nosso produtor é trabalhador, está apto a receber tecnologia e informações.
Uma observação do vereador Fernando Altoé, veiculada na semana passada na Coluna Voz da Tribuna, do Jornal Folha da Terra, que circula no município, sob forma de nota intitulada Seca nos cafezais, mereceu atenção do secretário. Ele se mostrou surpreso com a observação do vereador e enumerou uma série de iniciativas da Secretaria, dentre elas a abertura de mais de 1.000 caixas secas. Infelizmente não somos procurados para prestar informações. Recebemos a crítica com surpresa.
Mesmo diante da exposição de Sávio Filete, o vereador Fernando Altoé ainda se disse convencido da falta de política agrícola. Disse que falta política agrícola para ajudar o produtor rural, não só o café… Está na hora de cobrar projetos que vão beneficiar de fato os produtores… o Incaper tem dados importantes, que podem ajudar.
Para o vereador, o secretário pontuou as suas ações e tem uma equipe boa, no entanto falta plano de trabalho. Cadê o plano de trabalho para máquinas agrícolas? Qual serviço vai prestar?. Ele salientou que o secretário disse que está atendendo muita gente, mas não informou qual é o critério para concessão do benefício. O vereador pontuou ter sido eleito por 800 votos e que precisa dar retorno para o povo. Você foi indicado por uma pessoa, o prefeito, e espero que faça o máximo. Temos que absorver as críticas para crescer, finalizou. (* Site Câmara de Venda Nova)