Por Leandro Fidelis
Através de um projeto de intercâmbio em agroturismo, 16 donos de empreendimentos na área e técnicos ligados à atividade em Venda Nova viajam nesta sexta-feira (7) para a Argentina. O grupo ficará uma semana no Vale de Calamuchita, na Província de Córdoba.
O intercâmbio foi sugerido no ano passado por Julio Duenas, argentino radicado em Venda Nova, que foi secretário de Turismo naquela região argentina. O empresário criou um roteiro para os vendanovenses conhecerem de restaurantes à estrutura para a prática de esportes de aventura.
O objetivo é estudar o funcionamento das empresas, a legislação vigente, hospedagens alternativas e programas de capacitação. Venda Nova tem experiência em intercâmbios. A diferença é que nesta viagem sabemos como vamos utilizar estas informações depois, ressalta a turismóloga Helina Canal.
Córdoba é uma região análoga às montanhas capixabas e bem sucedida na atividade turística, especialmente no agroturismo. Suas características rurais, a preservação de tratos culturais típicos, a existência de empreendimentos de turismo de aventura e a contribuição de políticas públicas fazem da região um modelo que pode ser adaptado em Venda Nova.
A cidade de Santa Rosa de Calamuchita, principal destino da comitiva vendanovense, se destaca por ser a de maior população da Província. Jorge Uliana, secretário Municipal de Turismo, que faz parte do grupo, vai buscar know how em Córdoba. Pretendo trocar experiências em gestão pública e capacitação em turismo, além de conhecer tecnologias. Vamos trocar muitas informações.
Um convênio entre a Prefeitura de Venda Nova e o Sebrae garantiu o custeamento das despesas com as passagens aéreas, no valor de R$ 16.630,00. A alimentação e hospedagem do grupo ficarão por conta dos empreendimentos participantes do convênio naquele país. A idéia é que em seguida o os argentinos venham para Venda Nova.