FMZ A Rádio
da Família

Agroturismo fará intercâmbio na Argentina

•Por Leandro Fidelis

Através de um projeto de intercâmbio em agroturismo, 16 donos de empreendimentos na área e técnicos ligados à atividade em Venda Nova viajam nesta sexta-feira (7) para a Argentina. O grupo ficará uma semana no Vale de Calamuchita, na Província de Córdoba.

O intercâmbio foi sugerido no ano passado por Julio Duenas, argentino radicado em Venda Nova, que foi secretário de Turismo naquela região argentina. O empresário criou um roteiro para os vendanovenses conhecerem de restaurantes à estrutura para a prática de esportes de aventura.

O objetivo é estudar o funcionamento das empresas, a legislação vigente, hospedagens alternativas e programas de capacitação. “Venda Nova tem experiência em intercâmbios. A diferença é que nesta viagem sabemos como vamos utilizar estas informações depois”, ressalta a turismóloga Helina Canal.

Córdoba é uma região análoga às montanhas capixabas e bem sucedida na atividade turística, especialmente no agroturismo. Suas características rurais, a preservação de tratos culturais típicos, a existência de empreendimentos de turismo de aventura e a contribuição de políticas públicas fazem da região um modelo que pode ser adaptado em Venda Nova.

A cidade de Santa Rosa de Calamuchita, principal destino da comitiva vendanovense, se destaca por ser a de maior população da Província. Jorge Uliana, secretário Municipal de Turismo, que faz parte do grupo, vai buscar “know how” em Córdoba. “Pretendo trocar experiências em gestão pública e capacitação em turismo, além de conhecer tecnologias. Vamos trocar muitas informações”.

Um convênio entre a Prefeitura de Venda Nova e o Sebrae garantiu o custeamento das despesas com as passagens aéreas, no valor de R$ 16.630,00. A alimentação e hospedagem do grupo ficarão por conta dos empreendimentos participantes do convênio naquele país. A idéia é que em seguida o os argentinos venham para Venda Nova.

Confira mais Notícias

Napolitana

Pizzaria Vallino de Pedra Azul está entre as 50 melhores da América Latina

Atrativos para toda a família nas montanhas capixabas durante as férias

Escaladas ao topo do Forno Grande devem ser marcadas no portal Agenda ES

Turismo capixaba cresce e se destaca pela criação de novos empregos

Visitação ao Bosque das Cerejeiras em Pedra Azul é cancelada

RuralturES 2022 terá espaço para exposições ampliado em 40%

Roteiro Agroturismo, no Espírito Santo, é o último a ser validado pelo Ministério do Turismo

Espírito Santo tem quarto melhor crescimento no Índice de Atividades Turísticas