Leandro Fidelis/Arquivo FMZ |
![]() |
* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
Mais de 2.500 pessoas são esperadas neste sábado (19) para a 11ª Serenata Italiana, em Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana. A partir das 19 horas, moradores e turistas sairão cantarolando de quatro pontos da cidade, em direção ao Centro de Eventos Padre Cleto Calimam, o “Polentão”.
Leandro Fidelis |
![]() |
Durante o trajeto, alguns moradores saúdam os seresteiros com mesas repletas de comidas e bebidas típicas. As comunidades também investem em alegorias e no visual, com a maioria dos participantes fazendo o percurso em trajes típicos italianos.
Os moradores do bairro Lavrinhas todos os anos inovam no seu desfile. Além de faixas homenageando as famílias, eles promovem a tratorada.
Este ano, os vizinhos se uniram para montar também um carro alegórico. A alegoria contará até com a réplica de uma casa de estuque. “Teremos um casal de vovôs bem típico no carro para alegrar o desfile”, conta o pecuarista Marco Aurélio Caliman.
O objetivo da Serenata é resgatar os costumes dos antepassados italianos. “Todo ano as comunidades se superam, a gente nunca sabe o que vão trazer para as ruas, é sempre uma surpresa” destaca Tarcísio Caliman, presidente da Associação Festa da Polenta- Afepol, organizadora do evento.
A organização da Serenata recomenda que os participantes levem a bebida e o tira-gosto a serem consumidos durante o trajeto. No Centro de Eventos haverá serviço de bar com bebidas, porções e polenta.
A animação ficará por conta do Grupo de Dança Granello Giallo, da banda Toni Boni e do cantor Preguinho.