Alerta de granizo e tempestade para todo o ES; chuva deve continuar até o final do mês

 

Se janeiro foi um mês com altas temperaturas e sol forte, o período chuvoso, tradicional do verão, está mais evidente em fevereiro. De acordo com a Climatempo, nos 16 primeiros dias do mês, Vitória registrou mais de 180 milímetros de chuva e a previsão é que esse número aumente.

 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um aviso para o risco de granizo, chuvas intensas, vendaval e tempestade para todo o estado. O alerta também é válido para esta quinta-feira (18). 

 

Segundo o Inpe, as condições são favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva fortes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos fortes, e acumulados significativos pontuais de precipitação. Não se descarta a queda pontual de granizo.

 

Mês chuvoso

De acordo com a Climatempo, além de Vitória, outras capitais, como Belo Horizonte, Goiânia e Brasília, também já superaram a média de chuva para o fevereiro. Isso porque a circulação de ventos sobre o Brasil está começando a organizar um corredor de umidade entre o Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal.

 

Com a concentração de umidade provocada pelos ventos, grandes e persistentes áreas de instabilidade tendem a se formar sobre esses estados provocando chuva frequente. O aumento da frequência da chuva já deve ser notado até o final desta semana e deve prosseguir até meados da próxima semana. Até a próxima quarta-feira (24) Vitória estará sujeita a fortes pancadas de chuva diariamente.

 

 

Com informações do Folha Vitória.

Confira mais Notícias

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper

Governo do ES vai retomar a pavimentação da Rota dos Lagos em Venda Nova do Imigrante

Detran-ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba