Responsabilidade Ambiental e incentivo ao uso sustentável dos recursos naturais. Estas foram uma das propostas encaminhadas pelo município ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) para justificativa de criação de uma Unidade de Conservação Ambiental, em Alfredo Chaves, localizada na comunidade de Carolina.
O projeto vem sendo executado em parceria com a Pequena Central Hidrelétrica (PCH), que tem a responsabilidade de aplicar parte dos investimentos em serviços de interesse ambiental.
Com esta finalidade e sendo Alfredo Chaves possuidor de áreas terras devolutas localizadas na região montanhosa, onde se encontram sítios naturais de fauna e flora e abundantes recursos hídricos, já foi encaminhado ao IEMA, o convênio a ser firmado entre prefeitura Municipal de Alfredo Chaves e a Brasil PCH.
Conforme o secretário Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Ronivaldo Gaigher Natali, cerca de R$196.000,00 para a criação da Unidade já está depositado em uma conta específica e será liberado após a celebração do convênio.
Ainda segundo o secretário, para conservação dos recursos naturais e para o estabelecimento de um turismo sustentável é importante que toda a comunidade participe.
Com a iniciativa esperamos contribuir com a preservação dos recursos naturais e a biodiversidade do município, especialmente em tempos em que a nossa responsabilidade não envolve apenas discursos e sim, ações concretas.
O local onde será criado a Unidade de Conservação está localizado na comunidade de Carolina, a 22 Km da sede do município, onde também se encontram belas quedas d´aguas, como a cachoeira de Iracema, um dos cartões postais do município.
* Fonte: Assessoria de Imprensa Alfredo Chaves