Educação

Aluno autista alcança primeiro lugar no processo seletivo do Ifes

O estudante do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Marcondes de Souza, no município de Muqui, Pedro Augusto Morgado Ventura, conquistou a primeira colocação no curso de Biotecnologia na unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Vila Velha. O aluno é diagnosticado com o espectro do autismo e a aprovação destaca o foco da Rede Estadual de Ensino na inclusão e na equiparidade da qualidade do aprendizado para todos os estudantes.

 

O estudante fez a prova em caráter de experiência e, mesmo com a conquista, não poderá ingressar na instituição, já que ainda não concluiu o Ensino Fundamental. “Foi uma surpresa para mim. Não esperava uma colocação tão boa”, disse o adolescente de 14 anos, ressaltando que seus pais o incentivaram a fazer a prova para testar seus conhecimentos.

 

Segundo o diretor da escola, Ériton Berçaco, a unidade busca trabalhar com os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio de atividades práticas, aulas dinâmicas e interativas e acolhimento afetivo. “A escola tem como objetivo a mediação do conhecimento como experiência transformadora e emancipatória. Essa proposta se estende a todos os alunos, pensando a inclusão com o sentido mais amplo possível”, contou o gestor escolar.

 

O adolescente aprovado destacou também falou sobre os desafios de enfrentar preconceitos e supera-los. “Os pais não podem perder a esperança. Devem criar esperança e pesquisar sobre o autismo para aprender a lidar com os filhos. Eu consigo viver bem com o autismo. Tenho uma vida normal e estudo em escola pública”, destacou.

 

 

Com informações da Secretaria Estadual de Educação.

Confira mais Notícias

Estudantes de Conceição do Castelo exploram o futuro profissional com tecnologia e criatividade

Estudantes de Conceição do Castelo conquistam ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Estudantes de Conceição do Castelo vivenciam experiências do Programa Escola do Futuro na Escola Elisa Paiva

Educação

Venda Nova lança o projeto “Leia Para Mim” em todas as escolas municipais de Educação Infantil

Venda Nova do Imigrante lança edital para o prêmio “Educadores que Inspiram”

Senac-ES oferece 310 vagas em cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (21)

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho