Aluno de projeto musical é 1º colocado em seleção da Fames

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

Talento em ascensão no projeto musical do Centro Cultural e Turístico de Venda Nova. Vinícius Castro Soares de Souza, de 14 anos, aluno de percussão, venceu outros 15 candidatos à vaga do Curso de Formação Musical da Faculdade de Música do Espírito Santo- Fames. O resultado saiu na última sexta-feira (21) para alegria do adolescente e do professor de percussão do projeto da Fundação Máximo Zandonadi- FMZ junto com o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Venda Nova, Leonardo de Paula.

 

Vinícius passou por uma rigorosa seleção e se organiza para, em 2013, aprender sobre o universo dos instrumentos de percussão durante os próximos dois anos na Fames. Ele conta que se preparou com dois meses de antecedência para os exames. “Estudei a parte teórica em três apostilas emprestadas pelo professor e fui conseguindo resolver as questões aos poucos.”

 

Na primeira etapa, ele foi aprovado com nove pontos na prova prática. Já na teórica, equivalendo à segunda etapa, Vinícius diz considerar mais difícil, no entanto, foi aprovado com 9,8 pontos. “Receber o resultado foi uma explosão de felicidade sem tamanho. Minha preparação no Centro Cultural foi, com toda certeza, o que me abriu as portas para a Fames. Muitos instrumentos bons, que me possibilitaram adquirir uma técnica bem melhor”, avalia o estudante.

 

Vinícius é aluno da Escola Municipal Atílio Pizzol, no Distrito de São João de Viçosa, onde vive com a família. Ele frequenta o projeto musical desde maio. Todo o material, infraestrutura e apoio veio da Fundação Máximo Zandonadi por meio do projeto “Banda Sinfônica de Venda Nova”, sob direção de Kenny Caliman, secretária executiva da FMZ. A única experiência anterior do jovem músico foi com instrumentos de sopro na Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção, de Venda Nova.

 

Para o professor Leonardo de Paula, durante dois anos Vinícius passará a ter acesso ao instrumental de percussão da Fames, que é referência nacional, além das aulas específicas de teoria/percepção, canto coral e prática de instrumento. “Dependendo do desempenho, ele poderá integrar uma orquestra jovem”, diz Leonardo.

 

O professor afirma que a aprovação do seu “pupilo” é um diferencial na sua carreira, já que Vinícius concorreu com candidatos mais experientes, três deles, segundo Leonardo, com históricos musicais consideráveis, incluindo apresentações no exterior e até mesmo na Orquestra Filarmônica do Espírito Santo- Ofes.

 

“Eu confiava na aprovação dele, apesar do pouco tempo de estudo. Em condições normais, não seria suficiente para um resultado expressivo como o alcançado. Mérito inquestionável.”

 

Vinícius é um fã de samba, funk e rock n’roll. De férias escolares, diz que vai passar o tempo ensaiando o tamborim e o pandeiro, emprestados pelo projeto da FMZ para os treinamentos dos alunos em casa. O curso de formação técnica da Fames começa em 2013 e prevê aulas semanais em Vitória, na sede da faculdade.

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas