* Por Leandro Fidelis
Os atletas vendanovenses estão conquistando a América Latina. Márcio Stein, 37 anos, e Pedro Henrique Cassaro Travaglia, 14, vão representar o Brasil em duas competições internacionais de karatê: uma em El Salvador e outra na Argentina. Professor e aluno treinam juntos para o desafio de trazer um título para casa.
Pedro acaba de ingressar na seleção brasileira de karatê infanto-juvenil. No último fim de semana, a conquista do 2º lugar no Campeonato Brasileiro em Vitória da Conquista (BA) lhe garantiu a vaga.
Agora, o vendanovense se prepara para disputar o Sul Americano em agosto em Buenos Aires, capital portenha. Foi uma surpresa pra mim. Não esperava voltar para casa com essa conquista, disse o atleta em entrevista ao vivo ontem (17) nos estúdios da Rádio FMZ.
Pedro Henrique é o único medalhista nacional em três anos consecutivos, de 2005 a 2007, quando estava na categoria infantil. Sua especialidade é o kumitê (luta). Márcio, que além de competidor é seu treinador, diz que o jovem cumpre todos os horários de treino e é muito participativo na equipe de Venda Nova.
Enquanto o grande dia de Pedro não vem, Márcio Stein embarca hoje para San Salvador, capital de El Salvador, para o Mundial. Vários países, dentre eles o Japão, berço das artes marciais, enviarão suas delegações àquele país da América Central, onde a competição acontece nos dias 21 e 22 deste mês.
Márcio é campeão brasileiro de kata (apresentação de luta simulada) e vai competir na categoria sênior. Celso Rodrigues será um dos árbitros. Estou treinando bastante. Nestas competições, diferença de milímetros em um movimento pesa na avaliação, disse.
Esta não é a primeira vez que Stein participa de um campeonato mundial. Em 1997, o atleta foi à Suíça representar o Brasil. Faixa preta, o atleta treina cerca de 200 esportistas na academia do Instituto Caminhos da Razão, no Centro de Eventos de Venda Nova.