Alunos da Escola Alvaro Castelo aprendem administrar empresas

Os alunos do curso técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio da Escola Alvaro Castelo, localizada em Brejetuba, estão se tornando “administradores profissionais” antes mesmo de terminarem o curso. Eles estão criando empresas fictícias e executando todas as funções de uma empresa real, dentro do projeto Administrando para o Futuro.

O projeto teve início em março tem previsão para terminar em dezembro. Os alunos montaram três empresas tendo o café como base: uma de culinária, outra de torrefação e a terceira de artesanato. O objetivo da atividade é ensinar aos alunos como funciona o mercado de trabalho.

Segundo a coordenadora do curso, Sabrina de Souza Proeza, todo o processo é guiado pelos alunos. Ela explica que a escolha pelo café se deu porque “é o produto mais importante do município. Cerca de 90% população se sustenta de forma direta ou indireta do café”.

O projeto foi divido em etapas. Os alunos conseguiram envolver toda a comunidade e, para arrecadar dinheiro para a matéria prima, eles conseguiram apoio dos pais, comerciantes e agricultores. A etapa atual envolve a produção das comidas, artesanatos e do café torrado. Depois de prontos, o trabalho não termina, de acordo com a coordenadora. “Essa é a hora que eles vão começar a trabalhar de verdade. Eles vão analisar se o produto teve uma boa aceitação junto à população, se tem necessidade de trocar e também irão verificar se a empresa está obtendo lucro”.

Os alunos, mesmo sem saber se terão lucro, já acham o projeto um sucesso. “O projeto está sendo de muito bom proveito para nós, alunos”, afirma a estudante Jéssica Giovani. Todo esse trabalho vai levar os alunos para conhecer Vitória e visitar o Palácio do Café.

Confira mais Notícias

Educação

40 vagas de pós-graduação para o curso de Gestão em Saúde em Venda Nova

Educação

Inscrições abertas para pós-graduação em Nutrição Animal; há vagas no polo de VNI

Educação

Ifes Venda Nova oferece curso preparatório para seleção de cursos técnicos integrados

Ensino Médio do Espírito Santo é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Mais de 16 mil estudantes do ES vão para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Escola de Conceição do Castelo promove ‘Chá dos Avós’ e une comunidade escolar

Inscrições para curso de programação de jogos digitais em Venda Nova do Imigrante

Presidente da República sanciona lei do novo Ensino Médio