Oitocentos e cinquenta alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Castelo, em Brejetuba, vão conhecer, na noite desta quinta-feira (21), o novo uniforme escolar. Foram nove modelos diferentes, propostos pelos próprios estudantes. E, por meio de votação, que durou uma semana, o escolhido será apresentado à comunidade escolar.
Nesta quinta-feira à noite, vamos fazer a apuração dos votos para definir como será o novo uniforme escolar oficial. Ele já será adotado a partir de junho próximo. Esta idéia surgiu dos próprios alunos, que sugeriram o desenvolvimento de um uniforme que agradasse a todos ou pelo menos à maioria, de forma democrática. Esta iniciativa de construção de idéias, que envolve a comunidade escolar, é uma das propostas do projeto Nova Escola, explica a diretora Gertrudes Rosa de Souza Cabral.
A atividade envolveu toda a unidade de ensino, dos alunos aos funcionários. Inicialmente, cada estudante teve a oportunidade de criar o modelo de uniforme dos seus sonhos. Uma comissão julgadora, formada por professores, conselheiros da escola, serventes, e motoristas do transporte escolar, selecionou as propostas.
Foram selecionados 18 uniformes, e após uma nova triagem, restaram nove modelos para serem expostos no mural do pátio, e votados por toda a comunidade escolar. Para isto, foi criada uma urna onde os alunos depositaram seus votos.
É importante explicar que a elaboração do modelo não foi livre. Os alunos tiveram que seguir regras e critérios rigorosos para a criação. Dentre as normas constava que o uniforme deveria ter: tradição e modernidade; camisa branca; e arte com as cores oficiais do Estado (azul, branco e rosa), ressalta a diretora.
A escola Álvaro Castelo, ficou em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Gestão Escolar em 2008.