Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Victório Bravim, em Marechal Floriano, estão se preparando para a prova da 1ª fase da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que será realizada nesta terça (25). Nas edições anteriores, a unidade de ensino teve destaque na competição. Os estudantes conquistaram medalhas e menções honrosas.
Com o intuito de manter os bons resultados e incentivo da equipe pedagógica da unidade de ensino, os alunos formaram grupos de estudo, extra-classe, e estão tendo aulas direcionadas de resolução de desafios matemáticos. Para a professora de Matemática Alexsandra Alves Pereira, a formação de grupos de estudo tem grande relevância.
A princípio, estas aulas diversificadas tem a finalidade de fazer com que os alunos continuem alcançando bons resultados na olimpíada, mas, se observarmos melhor, a verdadeira importância dessas aulas é muito mais profunda. Os estudantes estão tendo a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e nós, professores, de estimular o gosto pela disciplina, frisa.
A aluna do 1º ano do Ensino Médio Cristiane Klippel participa da olimpíada todos os anos. Das quatro edições, a estudante foi medalha de prata em duas. Para a estudante, a competição é uma importante oportunidade para os estudantes.
Acho que a OBMEP é uma grande chance para os alunos melhorarem os conhecimentos desta disciplina, que é tão complicada para muitos, pois participando da competição o estudo direcionado aumenta. Para mim, esta é a melhor forma de incentivar a aprendizagem, porque quem participa, participa por vontade e não por obrigação, diz a aluna.
Olimpíada
A 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma promoção do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica.
Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil. Em 2008, mais de 18 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.