Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Liberal Zandonadi, de Venda Nova do Imigrante, estão integrando Literatura, lazer e aprendizado. Isso graças ao projeto Minha turma lê, desenvolvido durante o programa Mais Tempo na Escola, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
Tendo com principal objetivo desenvolver o gosto pela leitura, o projeto é desenvolvido com os alunos da 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Este projeto surgiu da necessidade de atrair todos os alunos para uma participação ativa em um movimento literário na turma. Assim, os alunos têm um contato mais significativo com as obras e as crianças entendem que leitura é um momento de prazer, destaca a professora Daysilene Lima Fontes.
Os alunos lêem livros e depois apresentam a história aos colegas, por meio de teatro, reconto ou mesmo de leitura. Os estudantes também produzem ilustrações das obras lidas em um pedaço de tecido de algodão. Esses pedaços de pano são todos costurados, lado a lado, formando uma colcha de retalhos.
Os livros lidos são anotados em um cartaz para que todos possam acompanhar a quantidade lida e os alunos que leram mais. Ao final do ano, o estudante mais empenhado vai receber um prêmio, que serve de incentivo à leitura, conta Daysilene.
A professora lembra que o projeto desenvolve também a criatividade, a imaginação e amplia a visão de mundo dos alunos. Eles constroem o conhecimento conjugando a linguagem e a arte como forma de tornar mais concreta a aprendizagem, ressalta.
Ao final de cada bimestre, os alunos apresentam para toda a escola o que desenvolvem durante o Mais Tempo. No bimestre passado, eles fizeram uma paródia. Isso porque o projeto também trabalha com músicas, produção de texto, poesias, paródias, fábulas, leitura de textos jornalísticos, dobraduras e pinturas, conta Daysilene,.
Mais Tempo na Escola
O programa Mais Tempo na Escola visa a ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, criando novas oportunidades de aprendizagem e a contribuição para a melhoria do desempenho escolar e ampliação do universo de experiências socioculturais, esportivas e de iniciação científica.
Atualmente, 340 escolas estaduais, e aproximadamente 120 mil alunos, participam do Mais Tempo na Escola. A Sedu tem como meta estender o programa a 90% das escolas da rede estadual até 2010. Dessas unidades, quatro já funcionam com a ampliação do tempo do aluno em 40 horas semanais, as demais optaram pela jornada de 25 e 30 horas.
O tempo de permanência do aluno na unidade de ensino é definido com a participação e aprovação da comunidade escolar, por meio do Conselho de Escola. As condições físicas e a realidade da unidade de ensino devem ser levadas em consideração para a boa execução do programa que funciona por adesão da unidade de ensino. Os professores também podem optar pela ampliação de sua carga horária remunerada de trabalho.