* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Os alunos do Projeto de Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Liberal Zandonadi, em Venda Nova, estão recebendo orientações sobre empreendedorismo. A instrutora do Sebrae, Tessalônica Kiefer Fêu Soyka, trouxe novidades que pretende motivá-los a participarem efetivamente do curso.
O curso Juntos Somos fortes possibilita ao participante despertar para a cultura da cooperação, para os valores e as atitudes indispensáveis às práticas associativas. Proporciona também o conhecimento do processo de cooperação e participação em um grupo e as informações básicas sobre as alternativas do associativismo.
Nas dinâmicas, são abordados o cooperativismo e a formação da cidadania. O objetivo é criar a cultura da cooperação que, segundo a instrutora, só se instala se as pessoas se predispõem a sair doeu para o nós, trabalhando os valores associativos de forma corajosa epersistente, num movimento em que todos unem suas energias, experiências e conhecimento da realidade para modificá-la e, com isso, ganhar juntos.
As atividades começaram no último dia 1º e terminaram na última quinta-feira (3), envolvendo a turma A da 8ª série, mas no próximo mês envolverá outro grupo de alunos. De acordo com a pedagoga Eliane Falqueto, da Secretaria de Educação de Venda Nova, a divulgação dentro do ambiente escolar está proporcionando entusiasmo e mudança de comportamento. Os resultados estão claros quanto à participação e interesse em aprender. Nosso principal objetivo é reduzir o índice de repetencia e evasão escolar.