Alunos da rede pública de Domingos Martins começam a produzir curta-metragem

Com o patrocínio da EDP Escelsa e apoio do Instituto EDP, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Mariano Ferreira de Nazareth, em Domingos Martins, participantes do Projeto Animação, começaram nesta semana a oficina sobre a linguagem e as técnicas de animação para a produção de um curta-metragem com roteiro, desenhos, animação e direção de crianças e adolescentes da região serrana capixaba. O projeto conta com a iniciativa do Instituto Marlin Azul.
 
 
Até a próxima sexta-feira (25), das 8 às 11h30, os alunos irão definir o tema, aprender e desenvolver todas as etapas para a construção de um curta-metragem, que se tornará um filme do Projeto Animação e será lançado ainda este ano.
 
 
As aulas de animação contam com a orientação dos animadores Rosaria, Marcelo Perim, Ariane Piñeiro e Marinéia Anatório. Para montar as cenas, os estudantes estão aprendendo como fazer um roteiro e transformar uma história em filme através de noções básicas sobre desenho em papel, animação com massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital). Após as aulas básicas, as cenas serão finalizadas pelos alunos das oficinas permanentes de animação do Ponto de Cultura Núcleo Animazul.
 
 
Além de articular o audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva.
 
 
Selecionada por meio de edital de seleção pública da EDP para fazer parte das atividades apoiadas pela empresa em 2013, a iniciativa tem como objetivo abrir novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública. São promovidas atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, de forma a contribuir para a redução da violência e promover a cultura de paz.
 
 
O Edital Social da EDP é focado em três temáticas: cultura, esporte e socioambiental. Os projetos inscritos devem contemplar: ações voltadas ao fortalecimento do capital humano das comunidades vinculadas às atividades escolares e extracurriculares; intervenções direcionadas ao desenvolvimento dos bairros e comunidades, com atenção para atividades de geração de renda; incentivo à ampliação do acesso a manifestações artísticas e culturais, e o esporte como meio de socialização, solidariedade, saúde e cidadania.
 
 
As oficinas
 
Com a realização desta última oficina, em Domingos Martins, este será o terceiro curta-metragem do Projeto Animação deste ano. No primeiro semestre de 2013, estudantes de escolas públicas da capital produziram o curta-metragem "O Maestro do Tempo", que tem como protagonista o compositor, maestro, pianista e violoncelista, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), criador de mais de 1.000 obras. O artista contribuiu para transpor o muro entre a música erudita e a popular ao resgatar e valorizar os elementos sonoros da cultura regional. Para homenagear o maestro, as crianças e adolescentes imaginaram uma história em que ele embarca numa viagem no tempo e nas lembranças para descobrir as riquezas culturais guardadas em cada canto do país.
 
 
Depois, no segundo semestre, o Projeto Animação misturou cinema com literatura. Mais uma vez, alunos de escolas de ensino fundamental da rede pública da capital produziram o curta-metragem "Nada, Nadador" cujo roteiro baseia-se no “Poema do Nadador" de Jorge Mateus de Lima (1893-1953). Poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor e pintor, Jorge de Lima é autor do épico "Invenção de Orfeu", uma das obras que o consagrou na literatura brasileira. O filme mostra os desafios e conquistas do personagem em uma grande travessia pelo mar, numa metáfora sobre a vida.
 
 
Após todas as etapas serem concluídas pelos alunos, o curta-metragem entra em fase de edição e finalização.  Os filmes produzidos pelo Projeto Animação este ano serão lançados nas escolas participantes do projeto.
 
 
Saiba mais
 
Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.
 
 
Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008), “Um Fio de Esperança” (2009) e “As Curvas de Niemeyer” (2010). Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. As obras também são distribuídas gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.
 
 
*Outras informações: www.animazul.org.br

Confira mais Notícias

Educação

Inscrições abertas para pós-graduação em Nutrição Animal; há vagas no polo de VNI

Educação

Ifes Venda Nova oferece curso preparatório para seleção de cursos técnicos integrados

Ensino Médio do Espírito Santo é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Mais de 16 mil estudantes do ES vão para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Escola de Conceição do Castelo promove ‘Chá dos Avós’ e une comunidade escolar

Inscrições para curso de programação de jogos digitais em Venda Nova do Imigrante

Presidente da República sanciona lei do novo Ensino Médio

Sedu oferece formação em Letramento Racial