Alunos de Brejetuba criam aplicativos para smartphones em disciplina eletiva

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo, localizada no município de Brejetuba, contam com a disciplina eletiva “Aprendizagem digital – a escola na palma da mão”. A Eletiva surgiu da necessidade de inserir os alunos no mundo digital buscando um aprofundamento na construção de mídias digitais que favoreçam um aprendizado significativo.

A principal atividade é a criação de aplicativos para smartphones, inserindo o aluno no mundo da Matemática, das Linguagens, das Ciências Humanas e da Natureza. O propósito, além de desenvolver habilidades tecnológicas, é aguçar a curiosidade e a busca por desenvolvimento de aplicativos que promovam a sustentabilidade e inclusão digital e social.

O projeto inicial se deu com a criação de uma calculadora que pode ser utilizada em aulas de Matemática. Para conseguir produzi-la, porém, foi necessário compreender termos em Inglês e realizar a sua tradução. A ação foi realizada pelo professor coordenador de área (PCA) de Ciências da Natureza e Matemática, Whydson Alexsandro Lopes; e pela professora de Língua Inglesa, Luana Gomes dos Santos.

“O uso de tecnologia em sala de aula passou de um diferencial para uma realidade. Trabalhar os cuidados com a rede, e ao mesmo tempo orientá-los na produção de jogos e aplicativos voltados para educação, é algo que possibilita um maior engajamento nas participações efetivas em sala de aula, buscando o protagonismo dos alunos”, disse Lopes.

Para a professora Luana Gomes dos Santos, o uso de aplicativos se tornou indispensável. “Os aplicativos, sendo utilizados de forma correta em sala de aula, podem facilitar muito o processo de ensino e aprendizagem. É gratificante ver os educandos sendo protagonistas na criação dos aplicativos para fins pedagógicos”, afirmou.

O aluno Luis Gustavo Capella Araújo Lopes disse estar gostando muito das aulas, por serem dinâmicas. “Achei muito interessante a aplicação de tecnologia em sala de aula. Nunca imaginei que conseguiria criar um aplicativo para smartphone. As aulas estão bem dinâmicas e estamos criando Apps que nos ajudam nas atividades escolares. Estou ansioso para iniciar o projeto de criação do App de tradução Português-Inglês. Os professores nos orientam, dão suporte e liberdade para criar as mídias”, frisou o estudante.

 

 

Com informações da Secretaria Estadual de Educação.

Confira mais Notícias

Alunos de Conceição do Castelo criam protótipos de semáforos


Estudantes de Conceição do Castelo visitam Instituto Nacional da Mata Atlântica

Educação

40 vagas de pós-graduação para o curso de Gestão em Saúde em Venda Nova

Educação

Inscrições abertas para pós-graduação em Nutrição Animal; há vagas no polo de VNI

Educação

Ifes Venda Nova oferece curso preparatório para seleção de cursos técnicos integrados

Ensino Médio do Espírito Santo é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Mais de 16 mil estudantes do ES vão para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Escola de Conceição do Castelo promove ‘Chá dos Avós’ e une comunidade escolar