Para aprimorar o conhecimento sobre os processos que envolvem a agricultura, os alunos do Curso Técnico em Agronegócio da Escola Estadual São Jorge, em Brejetuba, estão desenvolvendo diversas atividades no projeto O nosso negócio: a agricultura. Eles foram orientados a realizar uma pesquisa de mercado e um plano de negócios sobre a comercialização agrícola, uma das principais atividades do município.
Com o auxílio dos professores, os estudantes saíram às ruas da localidade de São Jorge para a pesquisa de mercado. Cada um entrevistou 10 pessoas, com o objetivo de verificar a aceitação ou não de um determinado produto no comércio. Eles descobriram que alguns deveriam ser substituídos e, outros, tinham grande sucesso de venda.
Os estudantes se dividiram em duplas para realizar as primeiras experiências de comercialização. Os produtos comercializados e vendidos na comunidade local variavam entre doces, pães, bolos, pó de café, caldo de cana, tomate, beterraba, couve, almeirão, entre outros.
Cada dupla recebeu um empréstimo simbólico no valor de R$ 8,00, a uma taxa de juros de 2% ao mês. Assim, os alunos também puderam revisar o estudo sobre juros simples e compostos, conceitos que são fundamentais para o processo de venda.
Para incentivar a comercialização, a dupla vencedora ganhou como prêmio um pen drive. As alunas vencedoras foram Tânia Vieira Matos e Daniela Ribeiro dos Santos que, com incentivo dos pais, comercializaram café torrado e moído produzido na propriedade de uma das alunas, fruto da agricultura familiar sustentável.
Os alunos também assistiram a uma palestra ministrada pelo professor e produtor rural, Jucélio Virgínio dos Santos, que falou, de forma simples, sobre os desafios e as vantagens econômicas atreladas à propriedade rural das pessoas que nela vivem.
Foi um momento de troca, onde os alunos compreenderam as técnicas do uso da propriedade rural de forma estratégica, além de tirarem dúvida sobre o meio ambiente, ética e cidadania, frisou a coordenadora do Curso Técnico em Agronegócio, Andréia Tesch Freitas.
Outra atividade desenvolvida no projeto foi uma visita dos estudantes à propriedade rural do produtor Élio Ribeiro Filho, que revelou aos estudantes os desafios mais comuns encontrados no setor do agronegócio.