Usar o café para colocar em prática os conhecimentos do Multicurso Matemática. É o que estão fazendo os alunos do Ensino Médio integrado em Administração da Escola Estadual Álvaro Castello, localizada em Brejetuba. Por meio do projeto Café com sabor de Multicurso, os estudantes criaram uma empresa fictícia de comercialização de café torrado e moído, onde vão aprender, na prática, conceitos de Matemática e de Administração.
Os alunos vão fazer a torrefação e a moagem do café em parceria com a Escola Família Agrícola de Brejetuba, que cederá os equipamentos, e com a Secretaria Municipal de Agricultura, que oferece a supervisão técnica. O café torrado e moído será vendido em feiras livres, propriedades rurais e também será fornecido por encomendas. Os primeiros cafés que serão beneficiados foram doados por proprietários rurais que abraçaram o projeto.
Segundo a diretora da escola, Gertrudes Cabral, o projeto vai oferecer aos alunos uma vivência prática do conteúdo aplicado em sala de aula, destacando um dos aspectos muito presente no cotidiano, já que o município é um dos maiores produtores de café do Estado. O café está muito presente na realidade dos alunos e na economia do nosso município. Eles costumam ver muito os pais negociando café, destacou a diretora.
Ela comentou ainda sobre a importância do Multicurso na elaboração de um projeto como esse. O Multicurso ensina a contextualizar o conteúdo com base na vivência dos alunos e é isso que estamos fazendo. Um projeto como o que estamos desenvolvendo traz o ensino para a realidade. Dessa forma, o conteúdo fica mais interessante e atraente, frisou.
O projeto será encerrado no final do ano, quando os alunos vão utilizar o dinheiro arrecadado com as operações para viajar. Um dos destinos é Vitória. Na capital, os estudantes vão ao Palácio do Café, onde irão assistir a palestras com especialistas na área.