Alunos de Pedra Azul vencem etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

A professora e os dois alunos, Eduardo e Ronan (dir.): trabalho duro para conquistar o prêmio – Foto: Divulgação

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

Alunos da Escola Estadual Pedreiras, em Pedra Azul, no município de Domingos Martins venceram a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Eles e outros dois alunos, de Vitória, foram campeões na categoria “Robô Inovação”. A vitória tem um gosto especial para os estudantes, que precisaram se esforçar muito para criar o aparelho vencedor.

Para a competição, que aconteceu no último sábado (16) e reuniu 37 escolas públicas e particulares, eles criaram um robô composto por um controlador lógico, sensores de luz, dois motores, sensores ultrassônicos e uma lâmpada que sinaliza a identificação de objetos. Ele teve que enfrentar alguns obstáculos como curvas e desníveis. A ideia era percorrer o circuito e, ao final, pegar uma pequena lata de alumínio. Para coordenar todos os componentes, eles utilizaram um programa de computador.   

A escola de Pedra Azul não tem o kit de robótica utilizado na criação dos robôs. Para competir, Ronan Poleto Uliana e Eduardo Ricarte Modolo, da Escola Pedreiras, se juntaram a outros dois estudantes: Yasmim Batista de Souza e André Milton Bispo dos Santos, do Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), de Vitória, que tinha o material necessário. Para praticar a robótica, Ronan, Eduardo e a professora que orientou o grupo, Sandra Canal, passaram três meses indo mensalmente à capital do Estado.

Além de Ronan e Eduardo, Yasmim e André também fizeram parte do grupo – Foto: Divulgação

“A gente saía de Pedra Azul às seis da manhã para que eles pudessem usar o kit de robótica. Tivemos apoio de pessoas que nos ajudaram com o transporte e com a gasolina. Algumas vezes, nós mesmos juntávamos o dinheiro para ir”, conta a professora, que dá aulas de Educação Especial na Escola de Pedra Azul. Os encontros com os outros dois membros do grupo durava cerca de três horas. Os quatro formaram a equipe “Blue Stone – Pedra Azul”.

A categoria em que venceram não dá direito a seguir para a edição nacional da OBR, mas os planos dos alunos é participar de outros eventos do gênero. “Trabalhamos muito duro para conseguirmos uma boa colocação, mas jamais iria imaginar vencer a categoria. Agora, temos que aprimorar ainda mais as funções do robô para podermos participar de campeonatos de níveis elevados” planeja Ronan.

Confira mais Notícias

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

Inscrições abertas para curso gratuito de pós-graduação em Educação à Distância em Venda Nova

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Saiba como o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio

Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

Marechal Floriano oferece 277 vagas em processo seletivo simplificado

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)