* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Para eles, tudo vira motivo para festa. Até comemorar o aniversário de um pé de abiu plantada há quase 80 anos. No próximo dia 20, um grupo de amigos de Castelo, no Sul do Estado, se reunirá novamente sob a sombra da árvore para um churrasco regado à cerveja.
A festa acontece há três anos no Sítio São Vitório, zona rural do município, de propriedade da família Magnago. Segundo o professor de educação física, José Magnago Júnior, o Manga, 24, foi seu falecido avô, Firmino Magnago, quem plantou o abieiro, hoje medindo cerca de 20 metros de altura.
Ele faz parte da história do lugar e ninguém nunca deixou cortá-lo, diz Manga.
A estudante Samira Ventorim Gava, 18, participa desde a primeira festa. Quando o dia 20 não cai em um sábado, a gente aproxima a data, mas não deixa de fazer.
Abiu
Fruto típico da Região Amazônica, o abiu possui uma coloração amarelada, forma ovóide e casca lisa. A polpa é mucilaginosa e muito doce, podendo ser consumida in natura ou como geléia.
A árvore chega a 10m de altura, e cresce espontaneamente na Amazônia. Apesar de ser mais conhecido na Amazônia, o abieiro cresce e frutifica em quase todo o Brasil litorâneo, por onde se espalhou sem pedir licença.
O abiu é fruto do abieiro,uma árvore da família das Sapotáceas, a mesma família do quixaxá,tutiribá,sapoti etc.Originária do Peru, acha-se perfeitamente aclimatada em nosso país.
Utilidades medicinais
Inflamações
Aplicar localmente cataplasma do azeite extraído das sementes.
Otite
Pingar algumas gotas do azeite do caroço do abiu, morno, Infelizmente este azeite não é fácil achar no mercado.
Doenças crônicas dos pulmões
Fazer refeições com a polpa do abiu cozida em água e sal. Utilizar morno, inclusive o caldo, ao qual se pode adicionar mel. Este caldo com mel pode ser tomado ao longo do dia, às colheradas.
* Fonte: br.geocities.com