* Por Leandro Fidelis
A Semana do Excepcional, que começou nesta quinta (21) e vai até o próximo dia 29, está sendo comemorada pelas Apaes em todo o Brasil. Em Venda Nova, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais preparou uma vasta programação envolvendo alunos, pais e professores.
Ontem, uma palestra para os pais abriu as comemorações. A sexta foi dedicada ao esporte, com pula-pula, futebol, pipa e torneio de bocha. Neste último, os alunos foram divididos em equipes para a disputa no campo da Vila São Miguel.
De acordo com a professora de educação física, Jaqueline Brioschi, é o segundo ano que acontece o torneio. Em 2007, a competição aconteceu no campo de Agostinho Caliman. O torneio é muito importante porque consegue reunir o maior número de alunos numa mesma modalidade esportiva, disse.
A professora destaca também o desenvolvimento de habilidades dos excepcionais que praticam bocha. É ótimo para a coordenação motora, a orientação espacial e o desenvolvimento social.
Na próxima segunda-feira (25), a Apae realiza o projeto Saúde e Beleza, quando os alunos poderão cortar o cabelo e fazer as unhas com uma equipe de profissionais. Já na terça, o dia está reservado para uma rodada de pizza.
A professora Alzenira Minete informou que na quinta, dia 28, a Apae vai apresentar aos candidatos a prefeito um documento com propostas de políticas públicas voltadas às pessoas com necessidades especiais.
No encerramento, dia 30, será realizada uma caminhada pelas ruas de Venda Nova. A saída será às 9 horas do Posto Primavera até a Prefeitura, onde a banda da Apae vai se apresentar.