* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Em parceria com as agências bancárias de Venda Nova e Pedra Azul, Domingos Martins, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais- Apae de Venda Nova está lançando uma campanha para aumentar a receita da instituição, que atende a mais de 80 alunos da região.
Para se tornar um sócio-contribuinte, o morador preenche um formulário e se compromete a colaborar mensalmente de 5% a 20% do salário mínimo, ou valores superiores a 20%. A contribuição vai automaticamente para a conta corrente da Apae, independente da agência onde o contribuinte é cliente.
A campanha será divulgada por meio de banners nas agências, panfletagem, tem o apoio da Rádio FMZ e de voluntários. Os gerentes se mostraram muito favoráveis com a nossa campanha, diz o presidente da Apae, Arildo Reis.
De acordo com Reis, há mais de dez anos a associação mantém o programa de sócio-contribuintes, conforme previsto no estatuto. São 100 colaboradores, que contribuem conforme suas condições financeiras. O percentual com base no salário mínimo nunca foi reajustado. Além de ajudar a Apae, o sócio pode participar das assembleias e até da diretoria.
A Apae tem uma despesa média de R$ 30 mil por mês. A receita gerada é graças a parcerias como a da Prefeitura, da Câmara, do Poder Judiciário, da Associação Festa da Polenta- Afepol, do Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS e da Avapae, a Associação das Voluntárias da Apae.
Segundo a diretora da escola da associação, Ducila Falqueto, além de moradores de Venda Nova, a Apae atende a 22 alunos vindos de regiões vizinhas como São Paulo de Aracê, Aracê e Pedra Azul, em Domingos Martins.
Em outro momento, a Apae, com apoio da Federação das Apaes do Estado, pretende aumentar as contribuições com débito na conta de energia elétrica.