A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais- Apae de Venda Nova investe na equitação como terapia para seus 150 alunos. Até o fim do ano, a entidade lança um centro de equoterapia, numa parceria com a Prefeitura.
O projeto é pioneiro na Região Serrana. No Espírito Santo, só existem centros semelhantes na capital e em Linhares. O estímulo às partes psicomotora e sensoriomotora do excepcional e a melhora na postura e no psicológico estão entre os benefícios da equoterapia.
De 23 a 27 deste mês, os fisioterapeutas Marcus Fardim e Bruna Feitosa, a fonoaudióloga Ana Cátia e a pedagoga Dulcila Lorenzoni, da Apae, participam de um treinamento na Associação Nacional de Equoterapia- Ande, em Brasília. A previsão é de começar o atendimento no início de 2007.
A Prefeitura de Venda Nova liberou a baia e os cavalos, além de um galpão para os atendimentos. De acordo com Lurdes Fiorido, diretora da Apae, as atividades contarão com animais preparados, um instrutor da própria baia, dois assistentes, um guia e sempre um dos terapeutas da Associação.
* Publicada em 04/10/2006