Um apagão iniciado por volta de 20h30 dessa terça-feira (11) atingiu vários municípios do Espírito Santo. Na Região Serrana do Estado, a maior parte dos municípios também ficou sem energia por quase uma hora. A telefonia celular também apresentou problemas e dificuldades de completar e receber ligações.
Com as ruas escuras, a única iluminação foi a de faróis de veículos e motos. O apagão também foi registrado em cidades da região Sul, Caparaó, Grande Vitória e até no Norte do Espírito Santo. Esta é a segunda vez que o Estado é atingido por falta de energia, em sete dias.
Na região de montanhas, o apagão foi registrado em Domingos Martins, Marechal Floriano, Laranja da Terra, Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio, entre outros. Em Campinho, Sede de Domingos Martins, um ponto iluminado na Avenida Presidente Vargas, em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, se destacava. Ao redor da Van do Cachorro-Quente do Tutu, os clientes não se importavam com a falta de energia.
O proprietário Adilson Fonseca, o Tutu, informou que usa uma bateria especial que dura até três dias ligada. “Não posso deixar de atender aos meus clientes, principalmente agora, que lancei, há uma semana, uma maionese temperada especial. No mês de abril completo 13 anos vendendo cachorro quente aqui”, informou Tutu, que está todos os dias, a partir de 18 horas, na praça.
Nas redes sociais, muitos internautas criticavam o governo federal pela falta de energia. De acordo com a EDP Escelsa, concessionária de energia no Espírito Santo, o apagão foi provocado por um problema em uma subestação de energia de Furnas.
A rede elétrica de distribuição capixaba, segundo a EDP Escelsa, encontra-se normal. A causa da ocorrência é apurada e informada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). (*Reprodução texto site "Montanhas Capixabas").