Geral

APE prepara comemoração dos 135 anos da imigração italiana no ES

* Leandro Fidelis

O Arquivo Público do Espírito Santo está mobilizando as colônias italianas do Estado para comemorar os 135 anos da imigração italiana. O Dia Nacional do Imigrante Italiano é 21 de fevereiro, mas os eventos estão programados para a segunda quinzena de março.

Para lembrar a data, o Arquivo Público prepara o lançamento do livro “Colônias Imperiais”, de Renzo Grosselli, o sexto volume da Coleção Canaã, obra que trata sobre a imigração italiana no Espírito Santo. A data ainda será divulgada.

“O que precisamos agora é divulgar essa data e comemorarmos os 135 anos em todo o Estado, em todos os eventos referentes à imigração italiana”, destaca Cilmar Francescheto, coordenador do Projeto “Imigrantes”.

O Espírito Santo foi reconhecido oficialmente como o berço da imigração italiana no Brasil. A lei que instituiu o Dia Nacional do Imigrante Italiano (21 de fevereiro) – sancionada em junho do ano passado pelo presidente da República, por iniciativa do senador ítalo-capixaba, Gerson Camata, teve por base histórica a chegada da primeira grande leva de imigrantes italianos para o Brasil, ou seja, em fevereiro de 1874, para o Espírito Santo: a Expedição Tabacchi. Mais informações: www.ape.es.gov.br/imigrantes.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho