* Leandro Fidelis
O Arquivo Público do Espírito Santo está mobilizando as colônias italianas do Estado para comemorar os 135 anos da imigração italiana. O Dia Nacional do Imigrante Italiano é 21 de fevereiro, mas os eventos estão programados para a segunda quinzena de março.
Para lembrar a data, o Arquivo Público prepara o lançamento do livro Colônias Imperiais, de Renzo Grosselli, o sexto volume da Coleção Canaã, obra que trata sobre a imigração italiana no Espírito Santo. A data ainda será divulgada.
O que precisamos agora é divulgar essa data e comemorarmos os 135 anos em todo o Estado, em todos os eventos referentes à imigração italiana, destaca Cilmar Francescheto, coordenador do Projeto Imigrantes.
O Espírito Santo foi reconhecido oficialmente como o berço da imigração italiana no Brasil. A lei que instituiu o Dia Nacional do Imigrante Italiano (21 de fevereiro) – sancionada em junho do ano passado pelo presidente da República, por iniciativa do senador ítalo-capixaba, Gerson Camata, teve por base histórica a chegada da primeira grande leva de imigrantes italianos para o Brasil, ou seja, em fevereiro de 1874, para o Espírito Santo: a Expedição Tabacchi. Mais informações: www.ape.es.gov.br/imigrantes.