* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Terminou com sucesso o Programa Vou Ser Um Atleta, desenvolvido por empresas e profissionais voluntários em Venda Nova do Imigrante. Eles atenderam gratuitamente seis pessoas, escolhidas por sorteio, que precisavam e desejavam perder peso. Três meses depois de iniciado o programa, os participantes comemoram os resultados e os 60 quilos que perderam juntos.
Eles começaram o processo em maio, quando o membro mais leve do grupo fazia o ponteiro da balança mostrar 78,8 quilos. A iniciativa partiu do empresário José Luiz Moysés. “Escolhemos pessoas acima do peso e que queriam emagrecer. Queríamos levar a mensagem de incentivo ao esporte, à vida saudável e à qualidade de vida”, conta José Luiz.
Para alcançar o objetivo, ele teve apoio de empresas, laboratórios, médicos e profissionais da saúde, todos voluntários. Um deles foi Gustavo Altoé, que trabalhou como preparador físico. “Montamos uma metodologia de treinamento com foco na perda de peso. Os participantes fizeram musculação e atividades aeróbicas que totalizavam quatro a cinco horas de exercícios semanalmente” comenta Gustavo.
Participantes foram acompanhados e apoiados por empresas e profissionais voluntários – Foto: Divulgação |
A batalha contra a balança não foi fácil. Na musculação, realizada três vezes por semana, os exercícios foram voltados para a queima de calorias. Os participantes também faziam hidroginástica duas vezes a cada semana e, aos sábados, acordavam cedo para uma corrida de rua. “Fizemos caminhadas orientadas entre 7h30 e 9h. Cada um corria cerca de seis quilômetros por dia e precisavam manter um ritmo determinado, para perder peso”, detalha o preparador.
O esforço valeu a pena. A lavradora Dalva Maria Moreira (52) foi a que mais emagreceu durante o programa. Deixou para trás os quase 94 quilos e agora pesa 82,3, o que representa uma queda de aproximadamente 12%. Para ela, a vitória não é apenas contra o peso extra. “Aprendi a me alimentar corretamente e descobri que o exercício físico é muito bom. Foi uma experiência que nunca tinha tido antes. Quero continuar me exercitando”, conta Dalva.
Os organizadores pretendem realizar uma nova edição do programa em 2015. “Queremos contar com mais empresas e colaboradores para atender mais pessoas”, revela José Luiz Moysés. Confira abaixo a tabela com o progresso de cada participante.