Após restauro, Santuário Nacional São José de Anchieta atrai turistas e fiéis

Deputado federal, Evair de Melo, no interior do Santuário Nacional São José de Anchieta. O parlamentar participou do processo de restauro do imóvel.

 

Neste dia 9 de junho, comemora-se o dia de São José de Anchieta e as atenções estão voltadas para o município de Anchieta, mais precisamente para o Santuário Nacional São José de Anchieta. Atualmente, o local é um ponto que reúne turistas e fieis, e está aberto para visitações todos os dias (veja serviços e horários no fim a matéria).

 

O processo de restauração do santuário foi uma obra muito aguardada e possível graças a uma soma de esforços e agora está aberto para que todos possam visitar.

 

Nesta sexta-feira (9), por meios das redes sociais, o deputado federal Evair de Melo lembrou do processo de restauro do imóvel e convidou a todos para visitar o santuário. “Gostaria de te convidar a conhecer o resultado de um trabalho que me enche de orgulho: a restauração do Santuário Nacional São José de Anchieta. Desde o início do meu mandato em 2015, participei ativamente desse longo processo, que foi concluído em 2021. Como apreciador do Santuário e católico, vejo e exalto o simbolismo e a importância desta celebração para todos os capixabas. É uma manifestação de nossa cultura e tradição”, disse Evair.

 

A programação alusiva ao dia do Santo vai até o próximo domingo (11). Dentre as atrações, está a 24ª edição da Caminhada Passos de Anchieta. Os peregrinos saíram de Vitória e caminhão até o Santuário, em um total de 100 quilômetros percorridos durante quatro dias.

 

“O Santuário é um lugar de fé e devoção, onde podemos conectar-nos com a história e a espiritualidade de São José de Anchieta. Venha fazer parte dessa experiência! Visite o Santuário Nacional São José de Anchieta”, convida o deputado Evair de Melo.

 

O santuário

O espaço é um dos ícones do turismo religioso no Espírito Santo, situado no município de Anchieta, na região litoral sul capixaba. Além do restauro arquitetônico de todo Santuário, foram construídos um museu e novos anexos.

 

As instalações do Santuário contam agora com sala de exposição das mensagens/objetos ofertados pelos fiéis por graças alcançadas, além de loja, café e banheiros. Também foram instalados no local uma nova iluminação, sonorização, paisagismo, restauro do acervo, montagem da sala de documentação e biblioteca, priorizando sempre a acessibilidade.

 

As intervenções de restauro tiveram o patrocínio da Vale e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Rouanet e coordenada pelo Instituto Modus Vivendi. O Santuário é um dos principais símbolos da presença jesuíta no Brasil e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943. O complexo é formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção, uma das mais antigas do País, e de áreas da antiga residência.

 

Visitação ao interior da igreja e ao Quarto de Anchieta

Aberto todos os dias

Horário: 08h às 18h

Aos domingos, esse horário é interrompido para as celebrações das 08h30 e 10h30.

 

Centro de Interpretação

Aberto todos os dias.

Horário: 09h às 12h e 13h às 17h.

 

Centro de Documentação

Aberto de terça à sexta-feira

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h. Acesso exclusivamente por agendamento .

 

Loja do Santuário

Aberta todos os dias.

Horário: 09h às 12h e 13h às 17h.

 

Café Rerigtyba

Aberto de Terça a domingo.

Horário: 14h às 20h.

 

Confira mais Notícias

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões

Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Natal de Domingos Martins terá neve artificial e diversas atrações

Venda Nova do Imigrante lança editais para fomento de projetos culturais