Cidades

Arquivo Itinerante estará em Venda Nova e oferecerá, de graça, o registro das famílias de imigrantes

Conhecer nossa origem é entender nossa história. Ainda mais em um país com uma formação social tão rica, com influências recebidas de tantos e diferentes ciclos migratórios. Entender de onde viemos significa resgatar a tradição dos que nos trouxeram ao ponto em que estamos hoje. 

 

E essa história está mais fácil e próxima de ser acessada. O "Arquivo Itinerante", uma iniciativa do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) estará em Venda Nova do Imigrante no próximo domingo (12), a partir das 10h, no lajão da Igreja Matriz São Pedro. 

 

A proposta é fornecer, de forma gratuita, o chamado "Registro de Entrada do Imigrante". Esse documento traz dados catalogados de cada membro das famílias que colonizaram o Estado. 

 

Os dados têm como base as informações catalogadas no Projeto “Imigrantes Espírito Santo”, criado pelo Arquivo Público em 1995. O banco de dados, composto por mais de 50 mil nomes, refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, e que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812.

 

O serviço será oferecido durante a 31ª Festa de Emancipação Cultural e Turística e VII Missa em Italiano organizada pela Associação Trevisani Nel Mondo de Venda Nova 

Confira mais Notícias

Festa da Polenta 2026 de Venda Nova do Imigrante não será realizada

Caravana gaúcha percorre 2.200 km de ônibus para disputar o Polenta Off Road em Venda Nova

Exposição “BRASIS Cafés de Origem” estreia em Venda Nova no próximo dia 19 de maio

Eleitor em Dia: prazo para tirar o título antes do fechamento do cadastro termina dia 06 de maio

Confira a programação da festa de 38 anos de Emancipação Política de Venda Nova do Imigrante

Bombeiros resgatam cão em área de difícil acesso na zona rural de Venda Nova do Imigrante

Primeiro distrito turístico do Espírito Santo está localizado nas Montanhas Capixabas

Morre Lúcio Lívio Fores de Castro, pesquisador que ajudou a construir o agro capixaba