Arquivo Itinerante estará em Venda Nova e oferecerá, de graça, o registro das famílias de imigrantes

Conhecer nossa origem é entender nossa história. Ainda mais em um país com uma formação social tão rica, com influências recebidas de tantos e diferentes ciclos migratórios. Entender de onde viemos significa resgatar a tradição dos que nos trouxeram ao ponto em que estamos hoje. 

 

E essa história está mais fácil e próxima de ser acessada. O "Arquivo Itinerante", uma iniciativa do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) estará em Venda Nova do Imigrante no próximo domingo (12), a partir das 10h, no lajão da Igreja Matriz São Pedro. 

 

A proposta é fornecer, de forma gratuita, o chamado "Registro de Entrada do Imigrante". Esse documento traz dados catalogados de cada membro das famílias que colonizaram o Estado. 

 

Os dados têm como base as informações catalogadas no Projeto “Imigrantes Espírito Santo”, criado pelo Arquivo Público em 1995. O banco de dados, composto por mais de 50 mil nomes, refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, e que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812.

 

O serviço será oferecido durante a 31ª Festa de Emancipação Cultural e Turística e VII Missa em Italiano organizada pela Associação Trevisani Nel Mondo de Venda Nova 

Confira mais Notícias

Audiência pública vai debater a proposta de oficialização do Distrito Turístico de Pindobas no âmbito municipal

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro

Venda Nova registra a temperatura mais fria do ano nesta quinta-feira (12)

Feira de adoção de cães e gatos acontece neste sábado (14) em Venda Nova