FMZ A Rádio
da Família

Arquivo Público muda de sede e prédio antigo vira Memorial das Etnias

A partir da próxima semana, começa a ser escrito um novo capítulo na história do Arquivo Público Estadual. O órgão vai descer a Cidade Alta e mudar de sede. As instalações atuais são de 1926. O prédio será restaurado e transformado no Memorial das Etnias.

Na terça-feira (15), os setores administrativo e técnico deixam de funcionar na Rua Pedro Palácios, n.º 76, Cidade Alta, e passa a atender na Rua Sete de Setembro, no antigo prédio da Escelsa, ao lado do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.

Segundo o Diretor Técnico do arquivo, Cilmar Franceschetto, havia a necessidade de uma sede mais espaçosa para suportar e organizar todo o acervo, além de oferecer melhores condições de trabalho. “Lutamos há mais de 10 anos por esta mudança. Além de um espaço mais amplo, o local vai oferecer uma segurança maior e melhores condições de trabalho e atendimento ao público.

No primeiro momento a mudança será parcial pois o novo prédio sofrerá uma reforma ainda neste ano. A construção em que o Arquivo Público funciona atualmente é de 1926. O prédio será restaurado e transformado no Memorial das Etnias.

Salas de exposições, projeções de filmes e acesso ao acervo virtual vão constituir as instalações do memorial. O projeto de restauro já está no Ministério da Cultura esperando aprovação.

Centenário

Em 2008, o Arquivo Público Estadual completa 100 anos. Para comemorar o centenário, uma série de ações será realizada no decorrer do ano, lançamentos de projetos e reestruturação do site do órgão são algumas.

Três já acontecem no final de janeiro. As duas primeiras serão a reestruturação da página do Arquivo (www.ape.es.gov.br) e o lançamento do site imigrantes (www.imigrantes.es.gov.br). A última será a inclusão da listagem de índios e negros que ajudaram na formação do povo capixaba.

As demais ações são a a digitalização dos documentos sobre as etinias capixabas, o projeto ´Memórias Reveladas” com documentos sobre a ditadura, uma parceria com o Arquivo Nacional e ajuda aos municípios para criação de arquivos municipais por meio do programa ´Arquivo Itinerante´.

O Arquivo Público do Estado faz aniversário no dia 18 de julho.

Fonte: Gazetaonline

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´