FMZ A Rádio
da Família

Arquivo Público muda de sede e prédio antigo vira Memorial das Etnias

A partir da próxima semana, começa a ser escrito um novo capítulo na história do Arquivo Público Estadual. O órgão vai descer a Cidade Alta e mudar de sede. As instalações atuais são de 1926. O prédio será restaurado e transformado no Memorial das Etnias.

Na terça-feira (15), os setores administrativo e técnico deixam de funcionar na Rua Pedro Palácios, n.º 76, Cidade Alta, e passa a atender na Rua Sete de Setembro, no antigo prédio da Escelsa, ao lado do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.

Segundo o Diretor Técnico do arquivo, Cilmar Franceschetto, havia a necessidade de uma sede mais espaçosa para suportar e organizar todo o acervo, além de oferecer melhores condições de trabalho. “Lutamos há mais de 10 anos por esta mudança. Além de um espaço mais amplo, o local vai oferecer uma segurança maior e melhores condições de trabalho e atendimento ao público.

No primeiro momento a mudança será parcial pois o novo prédio sofrerá uma reforma ainda neste ano. A construção em que o Arquivo Público funciona atualmente é de 1926. O prédio será restaurado e transformado no Memorial das Etnias.

Salas de exposições, projeções de filmes e acesso ao acervo virtual vão constituir as instalações do memorial. O projeto de restauro já está no Ministério da Cultura esperando aprovação.

Centenário

Em 2008, o Arquivo Público Estadual completa 100 anos. Para comemorar o centenário, uma série de ações será realizada no decorrer do ano, lançamentos de projetos e reestruturação do site do órgão são algumas.

Três já acontecem no final de janeiro. As duas primeiras serão a reestruturação da página do Arquivo (www.ape.es.gov.br) e o lançamento do site imigrantes (www.imigrantes.es.gov.br). A última será a inclusão da listagem de índios e negros que ajudaram na formação do povo capixaba.

As demais ações são a a digitalização dos documentos sobre as etinias capixabas, o projeto ´Memórias Reveladas” com documentos sobre a ditadura, uma parceria com o Arquivo Nacional e ajuda aos municípios para criação de arquivos municipais por meio do programa ´Arquivo Itinerante´.

O Arquivo Público do Estado faz aniversário no dia 18 de julho.

Fonte: Gazetaonline

Confira mais Notícias

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro