O final do mês de abril será motivo de festa para algumas artesãs de Alfredo Chaves. Há dois meses, está sendo desenvolvido o curso de Design no município, oferecido pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania e Subsecretaria de Cultura, junto ao Instituto Portas Abertas (IPA).
O investimento do curso é da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento (Setades). De acordo com a artista plástica, Suzana Machado, durante as aulas de design foi realizada uma pesquisa sobre a cultura e história do município.
A professora explica que no levantamento da cultura local, identificaram a banana, o café e o leite para definir uma logomarca para os produtos confeccionados pelas alunas. O trabalho ajudou a desenvolver técnicas de artesanato e definir uma imagem para valorizar e etiquetar os produtos, explica Suzana.
Nas aulas de design as alunas trabalharam várias técnicas de desenho e customização, além de aprenderem sobre design em geral. Foi ensinado também customização de blusas e bolsa jeans.
Agora, elas estão aprendendo técnica de tecelagem de tear para criar produtos como jogos americanos, cestas, bolsas, entre outros, ressalta a artista plástica.
As artesãs relatam que trabalharam muito a criatividade. Entre os trabalhos desenvolvidos, elas destacam as bolsas confeccionadas com sacolas de supermercados.
Definem como uma peça diferenciada e artesanal, um acessório resistente e lavável, que favorece a preservação do meio ambiente.
A professora Suzana conclui e diz que as alunas são um espetáculo de caprichosas e habilidosas. Todos os trabalhos confeccionados pelas artesãs serão expostos na finalização do curso, que acontecerá no dia 29 deste mês, a partir das 18h30, no novo espaço do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro Parque Residencial do Cajá, na Sede de Alfredo Chaves.