A primavera começa nesta segunda-feira (22). Se, por um lado, a estação traz novas cores e robustez à vegetação, por outro, pode ser ocasião para transtorno com árvores plantadas irregularmente. Atitudes simples ao cultivar plantas e árvores podem evitar acidentes e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
De acordo com a EDP-Escelsa, a arborização inadequada constitui um dos principais fatores causadores de interrupção no abastecimento de energia. Ao tocar os cabos, a vegetação pode interferir na transmissão de eletricidade. Além disso, há o risco de os fios eletrificados serem encobertos pelas plantas, o que pode levar uma pessoa a tocá-los e sofrer acidentes, que podem ser graves.
Para evitar esse tipo de problema, a distribuidora de energia dá algumas dicas. Confira:
* No momento do plantio, não optar por árvores de grande porte (espécies altas), como eucaliptos, palmeiras, ipês e similares, próximas ou embaixo da rede elétrica. Para manter um paisagismo adequado e sem riscos de interferência no fornecimento da energia, a dica é sempre escolher árvores de pequeno porte.
* O alerta vale também para as folhagens que podem ocultar a fiação. Elas são fator de risco, pois aumentam a probabilidade de contatos acidentais na rede, por exemplo, por crianças que brincam próximas da vegetação. Em zonas rurais, há ainda risco de incêndios com o tombamento de árvores sobre redes elétricas, ocasionado por reflorestamentos imprudentes.
* Para realizar o plantio de árvores em área urbana, é importante que a prefeitura seja acionada para a liberação ambiental. Além disso, em caso de necessidade, o trabalho de poda de vegetação em vias públicas deve ser solicitado pelo interessado ao órgão municipal.
* Em relação à arborização próxima da rede elétrica, a manutenção é realizada pela EDP a partir de poda preventiva. O trabalho segue os critérios do Guia de Arborização Viária e Áreas Verdes, publicado pela EDP em 2011. O material oferece as bases técnicas vigentes para a excelência na prestação de serviços relacionados à arborização urbana, abordando o correto manejo, tanto no sistema viário como nas áreas verdes públicas. O manual está disponível para a população na Agência Virtual da EDP – www.edp.com.br.
Para orientação, esclarecimento de dúvidas e denúncia de possíveis riscos com a rede elétrica, basta entrar em contato com a EDP por meio dos canais de atendimento, como a Agência Virtual, a Central de Atendimento (0800 721 0707) e as agências presenciais da distribuidora.