Pacientes com algum tipo de comprometimento psíquico contam com um local para atendimento em Santa Teresa. É o Serviço de Saúde Mental, com estrutura ambulatorial voltada para casos como de depressão, ansiedade, fobias, neuroses e outros. Tratamentos para dependência químicas – como álcool e outras drogas – também são oferecidos.
O Serviço de Saúde Mental conta com equipe multidisciplinar formada por médico clínico, assistente social, psicologa, enfermeira e técnica de enfermagem. As abordagens junto aos pacientes podem ser individuais ou grupais. Desde a consulta particular até terapias de grupo ou familias.
Paciente ou mesmo familiares interessados podem procurar qualquer unidade de saúde ou se dirigirem diretamente para o Serviço de Saúde Mental. No local uma enfermeira fará o acolhimento, já o direcionamento da assistência a ser prestada será definida pela equipe.
Conforme a coordenadora, a assistente social Gabriela Bolonha Goroncio, o Serviço atende por mês cerca de 280 pacientes, sendo que mulheres são a maioria nos atendimento de transtornos mentais. Já os homens são maioria nos casos de dependência química.
"O álcool é a droga mais presente nos casos de dependência química, mas há um visível crescimento do crack e também registramos no uso da maconha", destacou a enfermeira Cristina Rodrigues.
Nos casos de urgência e emergência psiquiátrica, o direcionamento será para o hospital Madre Regina, no bairro Jardim da Montanha, que poderá encaminhar o paciente para hospital de referência na Grande Vitória.
Já os dependentes químicos com indicação médica seguem do Serviço de Saúde Mental para a Central de Regulação de Internação que definirá o encaminhamento do paciente.
Endereço e telefone
* O Serviço de Saúde Mental é ligado ä Secretaria Municipal de Saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O ambulatório está localizado na rua Antônio Roatt, 240, no centro de Santa Teresa. O telefone é 3259-3368.