Imagine ir de Pedra Azul até Vitória e ainda voltar, correndo, em apenas 24 horas. Parece impossível, mas foi praticamente a distância desse percurso que a ultramaratonista Diana Bellon fez durante a "48h Internacionales Uruguay Natural", uma maratona que foi realizada em Montevideo, capital do Uruguai, no último sábado (5).
A corredora, que também é funcionária pública, percorreu, entre o meio-dia do sábado (5) e o meio-dia do domingo (6), 183 quilômetros e 69 metros, o que lhe rendeu o primeiro lugar na categoria 24 horas. Segundo Diana, a prova é feita em uma pista de 400 metros. A cada seis horas, a direção é alternada.
"Durante a prova, é permitido dormir, comer, ir ao banheiro. Eu parei apenas quatro vezes e dormi, ou cochilei, durante uns cinco minutos. Ainda tive uns 15 minutos na enfermaria, porque senti dor no estômago, mas voltei para a prova", relata a vencedora.
Diana foi a campeã da prova realizada em Montevideo, capital do Uruguai |
Quem pensa que a motivação é financeira, engana-se, já que o ganho não é suficiente para que a atleta se dedique apenas ao esporte. "É mais uma forma de superar seus limites mesmo".
E engana-se quem pensa que Diana parou nas 24 horas. A meta, para o próximo ano, é correr durante as 48h, a prova mais longa da ultramaratona. E como ela se prepara? "Eu não treino para isso. O que faço é correr de São Paulinho, onde moro, até Pedra Azul, todos os dias, para trabalhar. São uns 10 quilômetros. Também faço musculação, o que me ajuda muito. Mas minha alimentação é bem ruim. Meus amigos falam que sou um caso pra ser estudado", diverte-se.