* Por Leandro Fidelis
Na audiência pública para tratar da Estação de Tratamento de Esgoto- ETE, nesta terça (11), na Câmara de Venda Nova, o diretor geral da Cesan, Carlos Fernando Martinelli, deixou claro as dificuldades da companhia em emplacar projetos diante da burocracia do órgão ambiental responsável, o Iema. De acordo com Martinelli, o sistema ainda não foi repassado para a Cesan, mas devido às dificuldades do município para concluir a obra, a companhia assumiu a operação do sistema e fará intervenções assim que o Iema liberar.
Se ainda forem necessários investimentos, os faremos em parceria com o município para darmos a solução cabível à estação, declarou o diretor da Cesan durante a audiência que contou com a presença da equipe da Cesan de Vitória, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Henrique Lorenção; vereadores, moradores, além do prefeito e vice-prefeito eleitos, Dalton Perim e Orlando Filetti, e dos proprietários dos terrenos vizinhos à estação. A Câmara convocou a audiência porque quer que a comunidade entenda melhor e os técnicos da Cesan apresentem uma proposta para a solução do problema de falta de capacidade da ETE.
A transferência do “Pinicão”, que exalava incômodo mau cheiro, não resolveu o problema. O esgoto gerado no município ultrapassa o dobro da capacidade e chega a triplicar no horário de pico. Com a transferência, ficaram os resíduos sólidos que, por exigência do Iema, só podem ser retirados quando totalmente secos. O processo de licitação para execução do serviço está sendo feito agora, justamente no momento que inicia o período de chuvas.
Ainda de acordo com Martinelli, a ampliação da capacidade da estação implicará na paralisação da unidade durante 20 dias. Em 22 de outubro, a FMZ noticiou este fato em primeira mão. A obra tem previsão de entrar no Orçamento de 2009 e deve custar cerca de R$ 50 mil. O término está previsto para fevereiro do próximo ano.
Venda Nova tem a melhor cobertura do Estado, com 94% de esgoto coletado e tratado, um índice invejável. Estamos com uma dificuldade em relação à estação da cidade e nosso objetivo é corrigir imediatamente esta falha, afirmou o diretor.