O Circuito de Exibição Revelando os Brasis está de volta às estradas do país a partir desta quinta-feira (14). Três caminhões vão percorrer quase 30 mil quilômetros levando cadeiras, projetores e telas de cinema para exibições em ruas e praças. O lançamento acontece no Mercado Municipal da cidade de Sapeaçu, na Bahia.
Os 40 municípios selecionados na terceira edição do projeto e as 18 capitais dos respectivos Estados receberão a mostra. Em cada lugar será apresentado o vídeo produzido na cidade, além de outros lançamentos do projeto. Os caminhões que transportam os equipamentos funcionarão como cabines de projeção.
O Revelando os Brasis projeto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura realizado pelo Instituto Marlin Azul existe desde 2004 e viabiliza a produção de vídeos de curta-metragem em cidades com até 20 mil habitantes.
O Circuito de Exibição faz parte das ações de difusão do Revelando os Brasis. As duas primeiras edições passaram por 122 municípios, reunindo um público médio de 500 pessoas por sessão. As exibições seguem até meados de junho.
Estreia
A cidade de Sapeaçu possui cerca de 16 mil habitantes e está localizada a 163 quilômetros de Salvador. O Circuito Revelando os Brasis apresenta o vídeo “A Força de um Grito”, de Edson Silva, realizado na cidade. O documentário conta a história de jovens que mudaram suas vidas usando a culinária como meio de sobrevivência.
Serão exibidos também os vídeos baianos “Caminho de Feira”, de Abimael dos Santos, do município de Sátiro Dias; “Dona Joana, Seus Ternos e Danças”, de Djenane Correia, da cidade de Água Fria; e “Jardim de plástico”, de Delmar de Araújo, realizado em Lençóis.
De Sapeaçu, o caminhão segue para Salvador. Na capital baiana, a exibição acontece no Pelourinho. Nessa rota estão ainda os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará.
As outras rotas são do Espírito Santo ao Acre, promovendo exibições também em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Rondônia; e do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, passando ainda por São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os vídeos do projeto também são exibidos no programa que vai ao ar pelo Canal Futura. As produções são lançadas, ainda, em DVD, com distribuição gratuita entre os realizadores, organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o país.
Produções
Entre os 40 vídeos digitais produzidos na terceira edição do projeto Revelando os Brasis estão “Minha Arte é Vida Após a Morte”, dirigido por Enaldo André Zanbon, de Venda Nova do Imigrante; e “As Últimas Responsadeiras”, do diretor Patrik Camporez Mação, de Vila Valério.
As sessões em Vila Valério (espaço ao lado do prédio da Agricultura) e em Venda Nova do Imigrante (Av. Evandi Américo Comarela, em frente à prefeitura) acontecem nos dias 22 (sexta-feira) e 26 de maio (terça), respectivamente, sempre às 19h.
Vitória também recebe o circuito. A sessão acontece no dia 25 (segunda), no estacionamento do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, às 19h.
As sessões em terras capixabas exibem, além das duas produções do Estado, os vídeos “Cachorro-Quente Vodu”, de Elano Ribeiro Baptista, produzido em Mendes (RJ); “Ibiri: Tua Boca Fala por Nós”, de Nilma Teixeira Accioli, de Iguaba Grande; e “Triunfo, o Início de uma Tradição”, de Daniel Ignácio Silva, da cidade de Triunfo.
O projeto em números
40 municípios com até 20 mil habitantes cada um
18 capitais
40 vídeos digitais na programação
Quase 30 mil quilômetros a serem percorridos
3 caminhões seguindo rotas diferentes e promovendo exibições simultâneas
* Fonte: Gazeta Online