Ressignificar o presente e garantir o ensino e a aprendizagem dos estudantes é o maior desafio da Educação em meio à pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação de Venda Nova do Imigrante (Semed) se reorganizou para o início do ano letivo de 2021. Visando a segurança dos estudantes e profissionais, as aulas iniciam de forma remota (a distância), no dia 04 de fevereiro. A programação da Semed é que as aulas presenciais voltem a partir de março, obedecendo as medidas de enfrentamento à Covid-19.
Primeira reunião de 2021 com os gestores das escolas municipais para alinhar o início do ano letivo deste ano |
Em fevereiro, os alunos receberão propostas por meio de grupos do WhatsApp e/ou retirada impresso na instituição, quando não tiver acesso à internet. Já no mês de março, as aulas voltam a ser presenciais, com revezamento de grupos e dias da semana. A família do estudante escolherá quanto à presença ou não de seu filho na escola e os mesmos conteúdos serão garantidos aos alunos que optarem pelo formato remoto.
A Semed realizou uma cartilha informativa para orientar a comunidade escolar sobre o início das aulas. |
Na última sexta-feira (29), a Semed realizou a primeira reunião de 2021 com os gestores das escolas municipais para alinhar o início do ano letivo. O prefeito Paulinho Mineti e a secretária municipal de Educação, Sirlene Mazzocco, recepcionaram os gestores. Na ocasião, foi apresentada uma cartilha informativa elaborada pela Secretaria para orientar a comunidade escolar sobre o início das aulas (veja abaixo).
Rotina escolar retomada com cuidados
No período da quarentena, as escolas do Município receberam reformas e melhorias em suas estruturas. A partir de março, quando as aulas presenciais têm previsão de retornarem, os alunos encontrarão ambientes renovados. Cada escola adotará protocolos sanitários reforçando os cuidados de prevenção da Covid-19, como a higienização das maçanetas, carteiras, interruptores, lousas, armários, entre outros.
O uso de máscara, a utilização exclusiva do material escolar pelo aluno, a intensificação dos cuidados com a higiene e observar e comunicar os sintomas da Covid-19 são ações obrigatórias neste retorno. Confira mais detalhes no “Guia da Família”, ao clicar AQUI.
As aulas presenciais serão mantidas conforme a classificação de risco baixo ou moderado do Município, seguindo o Mapa de Risco do Governo que recebe atualização semanal.
Guia da Família
|
|