Aulas de instrumentos de sopro e percussão abrem novas vagas no Centro Cultural

As aulas de instrumentos de sopro e percussão do Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante disponibilizam mais dez vagas para estudantes de 11 a 18 anos, matriculados no município. As inscrições começam nesta terça-feira (28), e os interessados devem ir pessoalmente à sede da Rádio FMZ (Edifício Esmig, sala 01, bairro Santa Cruz), das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas, ou ligar para (28) 3546-3068 para obter mais informações. Neste momento, as vagas são somente para os adolescentes, público visado para a formação da “Banda Sinfônica Jovem de Venda Nova do Imigrante”.

 

O projeto musical é realizado pela Fundação Máximo Zandonadi e pelo Governo do Estado do Espírito Santo em parceria com a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante e oferece, desde maio, aulas gratuitas com mais de 15 diferentes instrumentos, entre eles: saxofone, clarinete, flauta transversal, trombone, trompete, bombardino, tuba, bombo, e outros. Cada grupo de instrumentos tem um professor especialista.

 

O aluno não precisa ter um instrumento para frequentar o curso. A própria Fundação Máximo Zandonadi fornece os instrumentos para as aulas e treinamento em casa. Entretanto, o aprendiz só poderá levar um dos instrumentos mediante documento de responsabilidade assinado pelo pai/mãe ou responsável.

As aulas acontecem todas as sextas-feiras, das 17 às 20h, com a divisão dos grupos formados a partir de instrumentos de mesma natureza, ou seja, cada grupo de alunos é atendido por um professor especialista no instrumento (madeiras, metais e percussão).

 

Aos sábados, das 09h às 12h, são realizados os ensaios da banda com todos os alunos a fim de desenvolver o conteúdo abordado durante a semana e formar um repertório para apresentações.

Requisitos e documentos

 

Para se matricular é preciso ter entre 11 anos (completos) e 18 anos de idade. Os documentos necessários que devem ser apresentados no ato da inscrição são:

 

– Cópia de RG do responsável;

 

– Cópia da certidão de nascimento ou RG do aluno;

 

– Cópia de comprovante de endereço recente;

 

– Cópia de comprovante de matrícula escolar (procurar secretarias das escolas);

 

– Se apresentar acompanhado do responsável legal (para os menores de 14 anos)

O que é o Projeto?

 

Proporcionar acesso à Educação Musical por meio de oficinas, contemplando duas faixas etárias, sendo 45 alunos entre 11 e 18 anos e 60 crianças entre 05 e 10 anos na Oficina de Musicalização Infantil. Após essas oficinas, o primeiro grupo estará apto para integrar a “Banda Sinfônica Jovem de Venda Nova do Imigrante”. O pré-requisito para participação é estarem matriculadas em escolas do município de Venda Nova do Imigrante.

 

No contexto das faixas etárias que propomos trabalhar, a música surge como uma ferramenta diferenciada que, por natureza, está associada a outros processos de cognição, como o desenvolvimento da memória, da imaginação e da comunicação verbal e corporal. Trata-se de uma arte multidisciplinar que vai além de abordar o conhecimento de disciplinas curriculares (matemática, história, geografia, física). O contato da criança com a aprendizagem musical pode trazer mudanças interessantes na sua visão de mundo, bem como na sua relação com os outros, tais como: mudança positiva nas relações interpessoais, maior concentração, responsabilidade, socialização, atenção, concentração, comunicação, desinibição, disciplina, autoestima, organização e, sobretudo, sensibilização. São aspectos úteis não só na aula de música, mas, sobretudo, na conduta destas crianças durante o resto de suas vidas, tomando consciência do seu real papel dentro da sociedade.

 

É a primeira ação coordenada pela Fundação Máximo Zandonadi, com o objetivo de promover a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas