Autoridades querem ajuda de famílias para reduzir criminalidade

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Venda Nova do Imigrante, entidade que reúne representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de outras autoridades, está promovendo campanha para incentivar a partição das famílias na educação de crianças e adolescentes. O objetivo é evitar que os jovens entrem para o crime.

Após reunião dos membros, ocorrida no dia 09 de dezembro, o Gabinete decidiu elaborar um documento convocando as famílias a acompanharem mais de perto suas crianças e adolescentes nas escolas (veja o texto completo abaixo). O comunicado será afixado em igrejas, colégios e locais públicos. Além disso, o GGIM fará reuniões com pais a partir do ano que vem.

A campanha foi motivada pelos relatos de diretores das escolas vendanovenses, que revelaram a preocupante situação de envolvimento dos alunos com drogas nas dependências das instituições. Para o GGIM, os pais e responsáveis pelos adolescentes podem colaborar para mudar essa realidade. “A família é a base principal na educação dos filhos e é quem pode ajudar a evitar que cometam infrações”, diz José Manoel Bolzan, membro do GGIM e chefe de Gabinete da Prefeitura.

O envolvimento com entorpecentes é um das causas frequentes de passagem dos jovens pela polícia. “As ocorrências mais comuns envolvendo adolescentes de 12 a 18 anos estão relacionadas a drogas e pequenos furtos. Vários desses casos são reincidentes. A Justiça tenta interná-los, mas não há local adequado no Espírito Santo”, revela Alcino Nunes, comandante do Batalhão da Polícia Militar de Venda Nova.

Recentemente, menores invadiram e vandalizaram uma escola no distrito de São João de Viçosa, distante cerca de 10 quilômetros da sede do município. Na semana passada, três adolescentes furtaram três bicicletas. Para a secretária Municipal de Ação Social e conselheira do GGIM, Cyntia Grillo, a educação não pode ser tratada como responsabilidade única das escolas.

“No Gabinete, nós entendemos que cada um tem seu papel, mas estamos sentindo falta da presença e responsabilidade das famílias na educação dos seus filhos. Está sobrando muita ‘carga’ para as escolas. A participação dos pais ou responsáveis nos colégios é fundamental para conversar, saber como esse jovem está indo”, comenta a secretária.

Cyntia enumera algumas atitudes que podem colaborar com a educação dos adolescentes e prevenir a criminalidade. “A família deve acompanhar os filhos durante o ano para saber se estão indo diretamente para a escola ou se fazem paradas em outros locais e ensinar valores como respeito e amor ao próximo”, explica.

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem programas com oficinas, cursos e acompanhamento gratuitos para jovens e suas famílias. Para mais informações, basta procurar o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Venda Nova, que fica no Bairro Vila da Mata. O telefone é o (28) 3546-6101.

Confira o comunicado do GGIM:

Documento será afixado em locais públicos – Imagem: Divulgação

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão