Mais um trecho de estrada rural será pavimentado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seag). O novo asfalto beneficiará os produtores rurais de Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo. A pavimentação do trecho de 3,18 quilômetros, que liga a ES 164 (Domingos Martins) até a localidade de Caxixe Frio (Venda Nova), foi autorizada na tarde deste sábado (27), pelo governador Paulo Hartung.
A obra, que terá investimento da ordem de R$ 1,2 milhão, faz parte do Programa Caminhos do Campo, desenvolvido pela Seag. A ordem de serviço para o início das obras foi realizada em Alto Caxixe. O evento contou com a presença do secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli.
O Caminhos do Campo é o Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais, desenvolvido pela Seag. O objetivo desse projeto é adequar e revestir as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis.
O programa tem por objetivo aumentar o fluxo de visitantes no meio rural, visando a dobrar o número de propriedades aptas ao agroturismo, e está levando desenvolvimento para os produtores rurais capixabas e beneficiando todo o Estado.
O governador Paulo Hartung afirmou que a pavimentação da estrada, além de facilitar o escoamento da produção e incrementar o agroturismo na região, vai oferecer mais conforto e segurança para os usuários.
O Governo do Estado está presente com ações e obras em todos os municípios capixabas. Nosso objetivo é levar o desenvolvimento para o interior e oferecer condições dignas para o homem do campo. O modelo de desenvolvimento concentrado na Grande Vitória não deu certo, ressaltou Hartung.
O governador destacou que as regiões capixabas precisam se desenvolver de acordo com suas vocações e que a estrada que será pavimentada vai ser um vetor de desenvolvimento para o Caxixe e região. O Governo tem estimulado os municípios a se estruturarem com base em planejamento. É preciso potencializar as vocações naturais e diversificar a economia, pontuou.
O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, lembrou que o município de Venda Nova também recebeu máquinas agrícolas para ajudar na manutenção das estradas rurais. Hoje voltamos, para atender uma reivindicação da comunidade e cumprir nosso compromisso de levar investimento a todo o interior capixaba. A pavimentação irá auxiliar os produtores da região, principalmente de tomate e morango, a transportar a produção e alavancar o agroturismo, o turismo de aventura e outras atividades, disse.