Planejar as cinco ações prioritárias para o desenvolvimento do setor avícola capixaba para os próximos anos. Esse será o objetivo da reunião na sede da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo- Aves em Marechal Floriano, no dia 8 de abril, próxima terça-feira.
A idéia é definir o plano da Gestão Estratégica Orientada para Resultados- Geor da avicultura que é desenvolvida em parceria com o Sebrae-ES. Estarão presentes na reunião a gestora do projeto avicultura do Sebrae- ES, Letícia Toniato Simões, o consultor Anselmo Buss Junior, o presidente da AVES, Antonio Venturini e representantes da avicultura do Estado.
Também foram convidados representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Secretária de Estado da Agricultura Aqüicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e Federação Estadual da Agricultura. A idéia é formar um grupo gestor representado por diversas entidades para desenvolver as ações do Geor.
No setor avícola, a criação de uma central de informações com dados de fornecedores, compradores e prestadores de serviço, ajustes dos municípios quanto o cadastramento de abatedouros, inspeção dos estabelecimentos, Plano Nacional de Prevenção e a criação de uma central de compras de insumos serão os principais assuntos da pauta.
Para o consultor do Sebrae-ES, Anselmo Buss Junior, a organização do setor facilitará a execução dos trabalhos. A avicultura, assim como a suinocultura capixaba, servirão de exemplo para o desenvolvimento do GEOR dos demais setores do agronegócio capixaba. As atividades estão em um patamar superior em relação a organização, informou Buss.
O secretário executivo da AVES, Nélio Hand, acredita que os associados participarão efetivamente da execução dos trabalhos. Com certeza o Geor trará muitos benefícios para esse importante setor da economia capixaba. A participação dos associados nesse trabalho é fundamental para o avanço continuo das atividades, afirma Hand.
As cinco prioridades, entre os 20 pontos discutidos, serão trabalhados de imediato para o desenvolvimento da avicultura do Estado. A princípio serão definidas as ações a serem trabalhadas até o ano de 2010.
* Fonte: Assessoria de Imprensa AVES