Agronegócio

Avicultura define ações do Geor com Sebrae

Planejar as cinco ações prioritárias para o desenvolvimento do setor avícola capixaba para os próximos anos. Esse será o objetivo da reunião na sede da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo- Aves em Marechal Floriano, no dia 8 de abril, próxima terça-feira.

A idéia é definir o plano da Gestão Estratégica Orientada para Resultados- Geor da avicultura que é desenvolvida em parceria com o Sebrae-ES. Estarão presentes na reunião a gestora do projeto avicultura do Sebrae- ES, Letícia Toniato Simões, o consultor Anselmo Buss Junior, o presidente da AVES, Antonio Venturini e representantes da avicultura do Estado.

Também foram convidados representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Secretária de Estado da Agricultura Aqüicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e Federação Estadual da Agricultura. A idéia é formar um grupo gestor representado por diversas entidades para desenvolver as ações do Geor.

No setor avícola, a criação de uma central de informações com dados de fornecedores, compradores e prestadores de serviço, ajustes dos municípios quanto o cadastramento de abatedouros, inspeção dos estabelecimentos, Plano Nacional de Prevenção e a criação de uma central de compras de insumos serão os principais assuntos da pauta.

Para o consultor do Sebrae-ES, Anselmo Buss Junior, a organização do setor facilitará a execução dos trabalhos. “A avicultura, assim como a suinocultura capixaba, servirão de exemplo para o desenvolvimento do GEOR dos demais setores do agronegócio capixaba. As atividades estão em um patamar superior em relação a organização”, informou Buss.

O secretário executivo da AVES, Nélio Hand, acredita que os associados participarão efetivamente da execução dos trabalhos. “Com certeza o Geor trará muitos benefícios para esse importante setor da economia capixaba. A participação dos associados nesse trabalho é fundamental para o avanço continuo das atividades”, afirma Hand.

As cinco prioridades, entre os 20 pontos discutidos, serão trabalhados de imediato para o desenvolvimento da avicultura do Estado. A princípio serão definidas as ações a serem trabalhadas até o ano de 2010.

* Fonte: Assessoria de Imprensa AVES

Confira mais Notícias

Capixaba irá representar mais de 200 mil cafeicultores da América Latina e do Caribe na COP30

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida