Avicultura: setor se fortalece com licenciamento ambiental e registro de granjas

Na tarde desta quinta-feira (25), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), vai entregar 57 licenças ambientais para avicultores dos municípios de Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá.

Durante o evento, que será realizado a partir das 17 horas, na Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), em Santa Maria de Jetibá, haverá também a assinatura da portaria que estabelece os procedimentos para o registro das granjas.

Para receber a licença, cada avicultor já assinou um termo de compromisso contendo as correções necessárias nas estruturas das granjas, dentro de normas e prazos pré-estabelecidos.

Dentre as adequações estão o cuidado com o esterco e a cama de frango – para que não gerem odores e atraiam moscas – e a destinação correta das aves mortas e dos ovos.

Já a portaria, estabelece procedimentos para o registro das granjas do Estado. A legislação estadual foi elaborada seguindo os critérios sanitários estabelecidos pelo Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Confira mais Notícias

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024