Avicultura: setor se fortalece com licenciamento ambiental e registro de granjas

Na tarde desta quinta-feira (25), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), vai entregar 57 licenças ambientais para avicultores dos municípios de Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá.

Durante o evento, que será realizado a partir das 17 horas, na Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), em Santa Maria de Jetibá, haverá também a assinatura da portaria que estabelece os procedimentos para o registro das granjas.

Para receber a licença, cada avicultor já assinou um termo de compromisso contendo as correções necessárias nas estruturas das granjas, dentro de normas e prazos pré-estabelecidos.

Dentre as adequações estão o cuidado com o esterco e a cama de frango – para que não gerem odores e atraiam moscas – e a destinação correta das aves mortas e dos ovos.

Já a portaria, estabelece procedimentos para o registro das granjas do Estado. A legislação estadual foi elaborada seguindo os critérios sanitários estabelecidos pelo Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)