Baile dos Universitários, neste sábado (18), com jeito de baile de formatura e ativismo ambiental

* Leandro Fidelis

Paulo Woops, Meninos do Samba, Bandéia e o comediante Tonho dos Couros vão animar o 41º Baile dos Universitários, neste sábado (18), no pátio da Escola Fioravante Caliman, em Venda Nova. O primeiro cantor promete fazer o público pular em volta de um mini trio elétrico. Haverá ainda um espetáculo de luzes e malabarismo com pirofagia circense do grupo Plonic, de Vitória. O evento começa a partir das 19h.

O baile mais uma vez tem como pano de fundo uma mensagem politizada. Este ano o tema é “Sustentabilidade: Nosso Compromisso com a Vida”. Enquanto o público estiver no embalo da música, um artista vai pintar uma tela de três metros de altura alusiva ao tema. O grafiteiro Caio Azoury Vargas, 21 anos, fará o que se chama de “decoração participativa” durante toda a noite.

O baile encerrará a programação da Festa dos Universitários, que contou com Passeio Ciclístico e oficinas culturais no mês de julho. Os “amenistas”, como se intitulam os voluntários da Amena, estão dedicados quase integralmente à organização do evento mais tradicional da cidade. Tudo para “manter acesa a chama” entre o público de todas as idades.

História

A Amena, com sede na Casa da Cultura, foi fundada em 1968 por estudantes universitários com raízes culturais e familiares em de Venda Nova do Imigrante, cidade colonizada por italianos nas montanhas capixabas. Naquele ano o presidente do Brasil era o general Arthur da Costa e Silva, cujo governo foi marcado por protestos e manifestações sociais.

A oposição ao regime militar crescia no país. A UNE ( União Nacional dos Estudantes ) organizara, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil. Em Contagem (MG) e Osasco (SP), greves de operários paralisam fábricas em protesto ao regime militar. Nesse mesmo ano o governo decreta o Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ). Este foi o mais duro do governo militar, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.

De frente a essas barreiras, estudantes da região, hora sem voz, descobriram em seus conhecimentos adquiridos fora de seus círculos, e em meio a essa ditadura, uma maneira de trabalhar em prol da população da região de Venda Nova do Imigrante, promovendo melhorias nas questões relacionadas à saúde e meio-ambiente com recursos provenientes de um evento chamado Baile dos Universitários. Nasce aí a Amena, uma associação Pró Melhoramento de Venda Nova do Imigrante, mais tarde vinculado ao nome, Casa da Cultura.

Confira programação do 41º Baile dos Universitários!

Dia 18 de julho- pátio da Escola Fioravante Caliman

19h- Meninos do Samba

20h30- Comédia com Tonho dos Couros

22h- Bandéia

23h30- Woops

* Valor do ingresso: R$15,00 (segundo lote- individual antecipado) e mesa com 4 lugares e atendimento diferenciado a R$100,00 (* ainda há mesas)

Confira mais Notícias

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Espetáculo “Maria Mineirinha em: Oncotô” neste sábado (26) em Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante recebe o espetáculo teatral “Cadê Mafalda?”

Confira a programação da 23ª Festa do Socol de Venda Nova do Imigrante

Blocos e 17 bandas irão animar Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Confira a programação do Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Venda Nova apresenta calendário de eventos 2025

Inscrições abertas para participar da Banda Marcial de Venda Nova do Imigrante