O friozinho de 15ºC tem atraído turistas para a Região Serrana do Espírito Santo, principalmente para Venda Nova do Imigrante, onde o agroturismo tem sido fortalecido nos últimos anos. O inverno é a estação que movimenta hotéis e restaurantes da região, que recebem vários turistas.
São muitas as opções e, uma das mais procuradas, são as agroindústrias, que têm ambiente familiar, comida boa e doces típicos. Em Venda Nova do Imigrante, quase 50 agroindústrias movimentam a economia da região.
Maria Dalva Andreão é uma das moradoras de Venda Nova que toca o próprio negócio. "Me aposentei e pensei 'agora vou começar a aproveitar as coisas que têm no sítio'. Jabuticaba, banana, carambola… Essas frutas estragavam. Aí começamos a fazer doces para vender", disse.
Em cinco anos, a família viu a quantidade de turistas mais que dobrar no município. "A gente fazia uma média de 10 quilos de doce por mês. Hoje, fazemos 30, 40 quilos nesse mesmo período de tempo", completou o esposo de Maria Dalva, Aquilino Andreão.
De acordo com o secretário de Finanças da cidade, o frio "aquece" a economia local. "Muitas pessoas vêm visitar em função do agroturismo, agronegócio, que gera uma receita muito interessante para o nosso município", relatou.
Fonte: G1 ES e TV Gazeta Sul
Foto: Arquivo FMZ