Balanço Matrícula 2010: 84% dos alunos da rede estadual já confirmaram suas vagas

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) apresentou, na manhã dessa quarta-feira (06) um balanço das matrículas realizadas para o ano letivo de 2010. Dos 313 mil alunos previstos para a rede estadual, aproximadamente 245 mil já estudavam em escolas do Estado, deste número, 84% já confirmaram a matrícula, cumprindo todas as etapas solicitadas. A partir desta quarta-feira (06), as escolas estão entrando em contato com a família dos alunos que ainda não efetivaram a matrícula. Nesta quinta-feira (07), será encaminhada ao Ministério Público a lista com os dados dos alunos, para que auxilie a Sedu neste processo.

Estão previstas para a rede estadual um total de 313 mil alunos, indicando um aumento de 12 mil crianças, jovens e adultos, comparando com o ano de 2009, quando estavam matriculados aproximadamente 301 mil estudantes. Segundo o secretário de Estado da Educação Haroldo Corrêa Rocha, com a implantação do novo sistema de Gestão Escolar, que oferece matrículas informatizadas, o Espírito Santo avançou muito.

Entretanto, para 2010, a Sedu pretende avançar ainda mais. “Neste último ano, conseguimos um progresso com a padronização da matrícula pelo Sistema Escolar Online. Nosso grande desafio, que começaremos este ano, é permitir que os pais tenham a possibilidade de matricular seus filhos da própria casa ou por meio de um local com internet”, destaca.

O secretário completa que, para este tipo de matrícula tornar-se possível, é preciso que haja uma padronização também na rede municipal. “Já começamos a conversar com os municípios capixabas sobre este sistema de matrícula. É muito importante a padronização, pois, assim, teremos uma melhor administração dos dados em todo o Estado, evitando futuros problemas para localizar os alunos”, frisa o secretário. Segundo ele, o objetivo é efetivar todas as matrículas antes do início das aulas, que será no dia 08 de fevereiro, em toda a rede estadual.

Dados

Os alunos da rede municipal que buscaram a transferência para a estadual e os alunos fora da escola totalizam 38 mil alunos. Destes, 55% já efetivaram a matrícula. O secretário destacou que é importante mobilizar a sociedade para que os 17.341 alunos garantam as vagas. “É de suma importância a família reconhecer que é um compromisso garantir a Educação dos filhos”, afirma.

Estima-se que 20 mil alunos serão transferidos, contando com aqueles alunos que estudavam na rede particular, na própria rede estadual ou até de outros estados brasileiros. Com relação à Educação Profissional, cerca de 10 mil alunos serão matriculados em 2010.

Confira mais Notícias

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)

Educação

Escolas da educação básica iniciam ano letivo com proibição de celular

Educação

Cadastro aberto para preenchimento de vagas remanescentes em creches de Venda Nova

Prazo para inscrição no Sisu termina hoje (21)

Último dia para inscrições no concurso da Secretaria de Educação do ES

Governo do Estado prorroga inscrições do Nossa Bolsa 2025

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

Estudantes devem entregar documentos até esta sexta (17) e confirmar matrícula na Rede Estadual